Não entendi o porquê de atribuir valores para cima, baixo, esquerda, direita, quando não são usados no código.
Eu fiz como abaixo e qualquer seta que clicava, a bolinha ia para a esquerda.
<canvas width="600" height="400"></canvas>
<script>
var tela = document.querySelector('canvas');
var pincel = tela.getContext('2d');
pincel.fillStyle = 'lightgray';
pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
var x = 20;
var y = 20;
// códigos do teclado
var esquerda = 37;
var cima = 38;
var direita = 39;
var baixo = 40;
var taxa = 10;
function desenhaCirculo(x, y, raio) {
pincel.fillStyle = 'blue';
pincel.beginPath();
pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * Math.PI);
pincel.fill();
}
function limpaTela() {
pincel.clearRect(0, 0, 600, 400);
}
function atualizaTela() {
limpaTela();
desenhaCirculo(x, y, 10);
}
setInterval(atualizaTela, 20);
function leDoTeclado (eventokeyCode) {
if (esquerda==37){
x=x-taxa;
} else if (direita==39){
x=x+taxa
} else if (cima==38) {
y=y+taxa;
}else if (baixo==40) {
y=y-taxa;
}
// sabemos que é através de evento.keyCode que temos acesso ao código da tecla pressionada
}
document.onkeydown = leDoTeclado;
</script>