Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Monorepo se faz necessário para projeto Back + front simples?

Estou desenvolvendo um projeto em Java + react.

Não estou vendo vantagem para mim, usar o monorepo, mas quero entender o funcionamento do modelo para fins de trabalho CLT.

Hoje eu estou trabalhando numa gigante do varejo, mais especificamente no labs dessa empresa, e eles utilizam o monorepo, mas trabalhamos em cada projeto de forma independente, preciso entender como funciona.

2 respostas
solução!

Olá, Osiel!

Entendo que você esteja curioso sobre o uso de monorepos, especialmente porque a empresa em que você trabalha os utiliza.

Monorepos são uma estratégia de organização de código na qual todo o código de um projeto, ou mesmo de vários projetos relacionados, é armazenado em um único repositório (daí o nome "monorepo"). Grandes empresas, como a Google e o Facebook, usam essa abordagem.

Vamos aos pontos principais:

  1. Simplicidade: Com um monorepo, você não precisa se preocupar com a gestão de múltiplos repositórios, cada um com sua própria configuração, dependências, etc. Tudo está em um único lugar.

  2. Compartilhamento de código: Em um monorepo, é muito mais fácil compartilhar código entre diferentes projetos. Isso pode ser especialmente útil se você tiver muitos projetos que compartilham a mesma base de código ou dependências.

  3. Integração contínua: Com um monorepo, a integração contínua é mais fácil de configurar e gerenciar. Você pode configurar uma única pipeline de CI/CD que atenda a todos os seus projetos.

Porém, o monorepo não é uma solução mágica para todos os problemas. Ele tem suas desvantagens, como a dificuldade de gerenciamento à medida que o repositório cresce e a necessidade de ferramentas mais sofisticadas para gerenciar o build e os testes.

No seu caso, como você mencionou que está trabalhando em um projeto Java + React, o uso de monorepo pode não trazer tantas vantagens. Isso porque você está lidando com duas tecnologias diferentes que podem ter suas próprias dependências e configurações, o que pode complicar o gerenciamento em um monorepo.

Porém, é importante entender que a decisão entre monorepo e multirepo depende muito do contexto do projeto e da equipe. Se a sua empresa já está usando monorepos e você está confortável com isso, pode ser uma boa ideia continuar usando.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Muito obrigado por simplificar o entendimento.

Estou desenvolvendo um projeto do zero com pouco conhecimento ainda, ainda não tenho muita eperiência em diversas áreas da engenharia e arquitetura de software.

Até o final do ano pretendo estar incluindo pessoas aos meus projetos e fazendo eles crescerem também, com muito código e até alguns freelas.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software