Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Momento de adotar o Kanban/Scrum

Olá amigos,

Não trabalho diretamente com programação, mas venho pedir um conselho sobre o fluxo de trabalho do meu setor. Trabalho no setor de aplicações de um empresa que vende e fabrica máquinas para calçados. Ao comprar uma máquina, as fábricas precisam fazer a transição das máquinas convencionais para o nosso modelo, o automático e é aí que entra nosso setor. Desenvolvemos acessórios para máquina funcionar em cada cliente, para cada modelo. Então nosso fluxo é, de forma simples, assim:

Desenvolvimento (projeto Autocad) > Fabricação (corte em um CNC, depois montagem) > Teste (verificar na máquina se o produto atendeu as expectativas).

Cada ciclo pode variar entre 2 dias e 1 mês, dependendo do projeto. Hoje o setor conta com 3 pessoas e as demandas são geridas pelo comercial, não havendo distinção de tarefa ou de hierarquia entre os colegas de setor. As tarefas são divididas entre os 3, de modo que cada um faça o projeto inteiro, acompanhando desde o orçamento até a embalagem. Então vem meus questionamentos, o Kanban ou Scrum poderiam deixar meu processo mais produtivo? Existe algum modo "suave" de transição? Espero ter sido claro. Obrigado desde já.

3 respostas

Oi Lucas,

Acredito que no seu caso o Kanban seja o mais apropriado, pois ele não vai exigir nenhuma mudança no processo de trabalho que você e sua equipe utilizam atualmente.

A ideia do Kanban é mapear o fluxo do processo atual de vocês e deixar isso visível a todos(em um quadro kanban ou software online). Feito isso, todos saberão qual é o processo, o fluxo de trabalho, as demandas e quem está trabalhando em cada uma delas.

E a partir daí vocês podem começar a discutir sobre o processo atual e também coletar métricas, para tentar identificar pontos de melhorias e gargalos no fluxo, para assim tentar melhorar o processo afim de otimizar ao máximo o fluxo das demandas, reduzindo o tempo de conclusão delas.

Para saber mais sobre o funcionamento do Kanban, recomendo o livro do David Anderson, que é o criador do método: https://www.amazon.com.br/Kanban-Mudanca-Evolucionaria-Sucesso-Tecnologia/dp/0984521461

Olá Rodrigo,

Já utilizamos o quadro do Kanban em uma das paredes, porém ele sempre fica esquecido depois de algum tempo, pois como somos poucos no setor (apenas 3) sempre sabemos o que cada um está fazendo pela conversa. O método atual inibe a interação entre profissionais no mesmo projeto, pois quando acabamos um projeto a nossa a meta é começar o próximo da fila para que não fiquemos atrasados. Eu gostaria alguma coisa mais orgânica na troca entre projetos. Tinha pensado na possibilidade de deixar cada integrante da equipe responsável por um setor e definir prioridades para cada setor, por exemplo:

Desenho (prioridade baixa) > Produção (prioridade média) > Teste (prioridade máxima)

Portanto, quando o profissional da produção ficasse sobrecarregado, o projetista iria ajudar a cortar, ou quando o testador ficasse ocioso, iria oferecer ajuda para a produção e assim por diante. Os "gerentes" dos setores poderiam revezar na função de tempos em tempos. Já temos todas as métricas coletadas e usamos isso para estimar datas para os clientes. Em um projeto que necessite teste o desenho ocupa 40% do tempo, enquanto o teste e a produção dividem o resto. Nos projetos onde o teste não é necessário, o desenho ocupa cerca de 60%. O que acha?

solução!

Lucas,

É bem por aí mesmo.

A ideia é tentar criar um ambiente onde exista colaboração entre os membros do time, e uma outra ideia seria tentar evitar as filas individuais, onde cada um cuida de um projeto separado, pois isso faz com que não haja colaboração, uma vez que cada membro tem o seu projeto e acaba não se preocupando muito com os projetos dos outros...

Talvez cada membro do time pudesse cuidar de uma etapa do processo, assim todos trabalhariam juntos no mesmo projeto, e o foco seria em finalizar os projetos e não em iniciar novos. Exemplo: um membro do time que cuida da etapa A do projeto terminou o trabalho dele. Ao inves dele puxar um novo projeto para trabalhar na etapa A, ele poderia tentar ajudar os outros membros do time para fazer com o que o projeto fosse concluído mais rapidamente.

Desse jeito o foco é sempre em terminar as coisas em andamento, ao inves de puxar mais trabalho. Tem até aquela frase que reflete isso: "Stop Starting, Start Finishing."

Desse jeito você verá uma melhor colaboração entre os membros do time e é provavel também que isso melhore a produtividade no trabalho, reduzindo o tempo de conclusão de cada projeto.

Veja se faz sentido e se é viável no caso de vocês.

Boa sorte!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software