Olá amigos,
Não trabalho diretamente com programação, mas venho pedir um conselho sobre o fluxo de trabalho do meu setor. Trabalho no setor de aplicações de um empresa que vende e fabrica máquinas para calçados. Ao comprar uma máquina, as fábricas precisam fazer a transição das máquinas convencionais para o nosso modelo, o automático e é aí que entra nosso setor. Desenvolvemos acessórios para máquina funcionar em cada cliente, para cada modelo. Então nosso fluxo é, de forma simples, assim:
Desenvolvimento (projeto Autocad) > Fabricação (corte em um CNC, depois montagem) > Teste (verificar na máquina se o produto atendeu as expectativas).
Cada ciclo pode variar entre 2 dias e 1 mês, dependendo do projeto. Hoje o setor conta com 3 pessoas e as demandas são geridas pelo comercial, não havendo distinção de tarefa ou de hierarquia entre os colegas de setor. As tarefas são divididas entre os 3, de modo que cada um faça o projeto inteiro, acompanhando desde o orçamento até a embalagem. Então vem meus questionamentos, o Kanban ou Scrum poderiam deixar meu processo mais produtivo? Existe algum modo "suave" de transição? Espero ter sido claro. Obrigado desde já.