1
resposta

Módulos

Caro professor,

Em primeiro lugar quero dizer que não serei o mesmo programador javascript depois dessa tríade de módulos, pois aprendi muita coisa bacana. Meus sinceros parabéns. Ficou uma dúvida: onde eu defino um módulo? Quando da exemplificação com a classe "DateHelper" deu problema justamente por não ter módulo definido, mas depois você só acrescentou "exports". A mágica estaria no uso do imports? O loader de módulos faz apenas o trabalho "sujo" de saber a ordem de carregamento do módulos?

Desde já agradeço pela atenção.

1 resposta

Bom dia Thiago, vou resumir essa história:

a) Quando trabalharmos com módulo, todo arquivo .js é um módulo que esconde tudo o que for declarado dentro dele por padrão.

b) Para que alguém possa importar algo de um módulo, o módulo a ser importado precisa exportar (exports) as funções ou declarações de classes que realizada. Lembre-se do item a), no qual um módulo esconde tudo o que possui por padrão. É ai que entra a instrução exports. Você precisa adicioná-la para cada coisa que deseja exportar do módulo.

c) Quem deseja importar algo de um módulo, precisa fazer isso através da instrução import. Porém, não adianta utilizá-la se no módulo que esta sendo importado não foi usado a instrução exports . Em suma, você só pode fazer import para uma funcionalidade de um módulo se a funcionalidade foi exportada com exports.

No caso do loader, ele importa apenas o primeiro script (que agora chamamos de módulo) e a partir dele sai resolvendo todas as dependências. A vantagem disso é que não precisamos importar cada script na página e ainda termos que tomar cuidado com a ordem de carregamento.

Hoje, apesar de ainda bugado, o Chrome já suporta o <script type="module"> que permite fazer o que o loader que você usou faz. Mas não aconselho a usar pois a coisa ainda não esta estável.

Sucesso e bom estudo meu aluno!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software