5
respostas

Modelos de Linguagem - probabilidade

Eu gostaria de esclarecer melhor a questão da probabilidade da frase "Luke, eu sou seu...". Realmente ficou confuso entender o cálculo probabilístico feito. Tudo o que aprendi de estatística até hoje, me diz que todas as palavras têm a mesma probabilidade.

5 respostas

Olá Amauri, se for um sorteio aleatório de um conjunto de N palavras a probabilidade será realmente igual para todas 1/N. Mas neste caso a probabilidade depende do seu "conhecimento" e tbm considera o contexto!

Quantas vezes que vc ouviu a frase "Luke, eu sou seu pai" e quantas vezes vc ouviu "Luke, eu sou seu tio"?

Você está precisa "calcular" a probabilidade levando em consideração as palavras que vem antes e seu "conhecimento". O conhecimento do modelo de linguagem é os dados que vc está usando para criar o modelos, assim ele calcula as probabilidades, já o seu conhecimento vem das suas experiências de vida e é assim que na sua cabeça (de uma forma bem simplista) diz para você que a chance da palavra a ser preenchida é pai e não tio!

Abraços e bons estudos!

Thiago,

Obrigado pelo retorno. Fiquei curioso sobre a questão e fiz a pergunta para um colega de trabalho e ele respondeu de cara. Daí perguntei o porquê da resposta e ele disse "É uma frase do filme Star Wars". Bom, acho que você inferiu que todas as pessoas do planeta já assistiram o filme, mas eu não gosto de ficção (já gostei quando adolescente) e não assisti a esse sucesso de bilheteria, assim como vários outros sucessos de bilheteria também, não que eu tenha qualquer coisa contra sucessos de bilheteria, assisti a maioria deles. Tenho amigos fanáticos por Star Wars, inclusive mais velhos que eu, e também conheço muito mais pessoas no meu circulo que não gostam de ficção e que também não assistiram ao filme. Moral da história: O mundo vai um pouco além das coisas e pessoas que estão à nossa volta. Estou fazendo o teu curso e estou gostando bastante, acho você um ótimo instrutor, mas sugiro repensar o teu exemplo.

Um abarço,

Amauri

É realmente, nos que vivemos neste mundo Geek as vezes consideramos como senso comum algo que pode não ser!

Obrigado pelo feedack e vou pensar em outros exemplos da próxima vez.

Abraços!

Thiago,

Obrigado pelo retorno e consideração.

Para teres ideia do teu público, eu comecei a programar perfurando cartões*, em um IBM 1130, utilizando Fortran, mas nunca paro de aprender é claro. E para não te desapontar, tenho amigos que também perfuraram cartões e que curtem Star Wars como ninguém.

  • pode ser que você nem saiba o que é, mas daí me pergunta :)

Um abraço,

Amauri

Opa, Amauri!

Claro que conheço, na realidade Fortran foi minha primeira linguagem de programação!

Óbvio que não usei um IBM 1130, mas já apanhei bastante do Fortran-90.

Abraços!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software