Angular 2 segue uma abordagem diferente da que você viu no curso de JavaScript. No curso de JavaScript, sigo a linha do Angular 1.X que é o modelo MVC com separação marcante entre o model, view e controller. É o mais fácil de implementar e com ele eu consegui motivar diversos recursos da linguagem JavaScript sem perder o foco do treinamento que é ensinar JavaScript e não criar um miniframework. O mini framework foi resultado da aprendizagem e não o fim.
Angular 2 é um framework baseado fortemente em componentes. Nele, um componente tem o dado, a apresentação e o comportamento de que precisa, tudo centralizado em um único lugar. (entenda que cada componente é um MVC em si, didaticamente falando).
Não há o conceito de controller, porém um componente também é uma página em Angular 2. Nesse sentido, esse componente maior é apenas um agregador de componentes menores que trabalham com uma finalidade específica.
Em suma, entenda que o componente tem o dado (model), o template (HTML) e o comportamento (JavaScript). Para entendermos um componente, basta olharmos em um único arquivo (local) para que seja compreendido.
Todavia, no JavaScript você aprendeu template rendering, data binding, programação assíncrona, boas práticas...e tudo isso se aplica quando for aprender Angular 2.