3
respostas

minlength não funciona

Estou seguindo o video e quando coloco o minlength igual a 6 como no vídeo e testo com uma senha de 3 digitos, o formulario é enviado p que fiz de errado?

Segue meu código

<div class="input-container"> <input name="senha" id="senha" class="input" type="password" placeholder="Senha" minlength="6" required> <label class="input-label" for="senha">Senha</label> <span class="input-mensagem-erro">Este campo não está válido</span> </div>

3 respostas

Oi Ricardo, tudo bem?

Acredito que eu não tenha entendido muito bem a sua pergunta. Veja, eu coloquei o seu código dentro de uma tag <form>, com um botão de enviar logo no final:

    <form action="">
      <div class="input-container">
        <input
          name="senha"
          id="senha"
          class="input"
          type="password"
          placeholder="Senha"
          minlength="6"
          required
        />
        <label class="input-label" for="senha">Senha</label>
        <span class="input-mensagem-erro">Este campo não está válido</span>
      </div>
      <button type="submit">Enviar</button>
    </form>

Dessa forma, quando eu digito uma senha de 3 caracteres e clico no botão de enviar, não é possível concluir, pois a senha possuí menos de 6 caracteres, logo não será enviado! O atributo minlength está correto, veja uma imagem abaixo:

Menos de 6 caracteres não é aceito

No código que você mandou, o formulário não está sendo enviado para nenhum lugar, e também não tem nenhum botão para enviá-lo, portanto não há como fazer a verificação, sendo que a verificação de caracteres só é feita quando você clica no botão para enviar o formulário para algum lugar.

Certo? Espero ter ajudado =)

Oi Giovanna,

Obrigado pelo retorno e desculpe-me pela demora. Meu código está com a tag form e botoes apenas não foi colocada no trecho colado. Ainda fiquei sem compreender.

Oie Ricardo!!

Então, como eu te disse, eu testei o seu código e ele rodou sem nenhum problemas!

Lembra que o minlength só funciona quando você clica no botão que tem um type="submit", certo?

Abraços!!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software