Olá, pessoal!
Minhas duas barreiras mais críticas são:*
Autocobrança e perfeccionismo
Quando acontece: principalmente no meu papel de mãe e profissional. Me cobro por não dar 100% em tudo, sinto culpa quando não consigo estar em todas as frentes (filhos, casa, trabalho, estudos). Isso acaba gerando exaustão, procrastinação e sensação de insuficiência.
Procrastinação por sobrecarga mental
Quando acontece: quando tenho muitas tarefas acumuladas e não sei por onde começar. Entro num ciclo de adiar o que é importante, acabo me distraindo com outras coisas, e depois sinto culpa...
Plano de ação
Autocobrança e perfeccionismo;
Passo 1: Adotar a mentalidade do “suficientemente bom”. Nem tudo precisa estar perfeito; feito é melhor que idealizado.
Passo 2: Separar o que é prioridade do que é detalhe. Perguntar sempre: “Isso aqui realmente vai impactar no que é essencial para mim agora?”
Passo 3: Criar momentos de autocuidado sem culpa, porque descansar é parte do processo (não é “perder tempo”).
Ferramenta prática: Atualmente uso um calendario em bloco que fica na porta da geladeira, onde anoto as prioridades e os dias de estudo.
Procrastinação por sobrecarga mental
Passo 1: Quebrar tarefas grandes em microtarefas. Ex.: em vez de “estudar programação”, escrever: “abrir o curso”, “assistir 1 vídeo”, “anotar 3 pontos”.
Passo 2: Usar a técnica dos 15 minutos: quando sinto resistência, ter o comprometimento de começar só por 15 minutos. Geralmente, depois engreno.
Passo 3: Revisar semanalmente o que funcionou e o que ficou travado. Ajustar sem se culpar.