Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Minhas barreiras

Olá, pessoal!
Minhas duas barreiras mais críticas são:*

Autocobrança e perfeccionismo
Quando acontece: principalmente no meu papel de mãe e profissional. Me cobro por não dar 100% em tudo, sinto culpa quando não consigo estar em todas as frentes (filhos, casa, trabalho, estudos). Isso acaba gerando exaustão, procrastinação e sensação de insuficiência.

Procrastinação por sobrecarga mental

Quando acontece: quando tenho muitas tarefas acumuladas e não sei por onde começar. Entro num ciclo de adiar o que é importante, acabo me distraindo com outras coisas, e depois sinto culpa...

Plano de ação

Autocobrança e perfeccionismo;
Passo 1: Adotar a mentalidade do “suficientemente bom”. Nem tudo precisa estar perfeito; feito é melhor que idealizado.

Passo 2: Separar o que é prioridade do que é detalhe. Perguntar sempre: “Isso aqui realmente vai impactar no que é essencial para mim agora?”

Passo 3: Criar momentos de autocuidado sem culpa, porque descansar é parte do processo (não é “perder tempo”).

Ferramenta prática: Atualmente uso um calendario em bloco que fica na porta da geladeira, onde anoto as prioridades e os dias de estudo.

Procrastinação por sobrecarga mental
Passo 1: Quebrar tarefas grandes em microtarefas. Ex.: em vez de “estudar programação”, escrever: “abrir o curso”, “assistir 1 vídeo”, “anotar 3 pontos”.

Passo 2: Usar a técnica dos 15 minutos: quando sinto resistência, ter o comprometimento de começar só por 15 minutos. Geralmente, depois engreno.

Passo 3: Revisar semanalmente o que funcionou e o que ficou travado. Ajustar sem se culpar.

1 resposta
solução!

Oi, Samara. Tudo bem com você?

Sua reflexão sobre as barreiras da autocobrança e procrastinação é muito profunda e mostra grande autoconsciência. Esses são desafios comuns, principalmente para quem precisa conciliar diferentes papéis, como você citou no seu dia a dia. A maneira como você identificou as causas e os momentos em que essas barreiras aparecem é o primeiro passo para superá-las.

Uma sugestão sobre a mentalidade do "suficientemente bom". Você pode adicionar um passo pequeno ao seu dia, como por exemplo, dedicar um tempo para fazer algo que não seja relacionado ao trabalho e aos estudos, apenas para relaxar a mente. Isso ajuda a diminuir a sobrecarga e a ansiedade.

Obrigado por compartilhar.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!