//variáveis da bolinha
let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
let diametro = 15;
let raio = diametro / 2;
//velocidade da bolinha
let velocidadeXBolinha = 6;
let velocidadeYBolinha = 6;
//variáveis da raquete
let xRaquete = 5;
let yRaquete = 150;
let raqueteComprimento = 10;
let raqueteAltura = 90;
// placar do jogo
let meusPontos = 0;
let pontosDoOponente = 0;
//variaveis raquete oponente
let xRaqueteOponente = 585;
let yRaqueteOponente = 150;
let velocidadeYOponente;
function setup() {
createCanvas(600, 400);
}
function draw() {
background(0);
molduraPontos();
mostraBolinha();
movimentaBolinha();
verificaColisaoBorda();
mostraRaquete(xRaquete, yRaquete);
mostraRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
movimentaMinhaRaquete();
verificaColisaoRaquete();
movimentaRaquenteOponente();
verificaColisaoRaqueteOponente();
incluiPlacar();
marcaPonto();
}
function mostraBolinha() {
fill(255);
circle(xBolinha, yBolinha, diametro);
}
function movimentaBolinha() {
xBolinha += velocidadeXBolinha;
yBolinha += velocidadeYBolinha;
}
function verificaColisaoBorda() {
if (xBolinha + raio > width || xBolinha - raio < 0) {
velocidadeXBolinha *= -1;
}
if (yBolinha + raio > height || yBolinha - raio < 0) {
velocidadeYBolinha *= -1;
}
}
function mostraRaquete(x, y) {
rect(x, y, raqueteComprimento, raqueteAltura);
}
function movimentaMinhaRaquete() {
if (keyIsDown(UP_ARROW)) {
yRaquete -= 10;
}
if (keyIsDown(DOWN_ARROW)) {
yRaquete += 10;
}
}
function verificaColisaoRaquete() {
if (
xBolinha - raio < xRaquete + raqueteComprimento &&
yBolinha - raio < yRaquete + raqueteAltura &&
yBolinha + raio > yRaquete
) {
velocidadeXBolinha *= -1;
}
}
function verificaColisaoRaqueteOponente() {
if (
xBolinha + raio > xRaqueteOponente &&
yBolinha + raio < yRaqueteOponente + raqueteAltura &&
yBolinha + raio > yRaqueteOponente
) {
velocidadeXBolinha *= -1;
}
}
function movimentaRaquenteOponente() {
velocidadeYOponente =
yBolinha - yRaqueteOponente - raqueteComprimento / 2 - 80;
yRaqueteOponente += velocidadeYOponente;
}
function incluiPlacar() {
fill(255);
text(meusPontos, 278, 26);
text(pontosDoOponente, 321, 26);
}
function marcaPonto() {
if (xBolinha > 590) {
meusPontos += 1;
}
if (xBolinha < 10) {
pontosDoOponente += 1;
}
}
function molduraPontos() {
noFill();
stroke(255);
rect(271, 12, 20, 20);
rect(314, 12, 20, 20);
}