Embora eu tenha participado de muitos cursos, workshops e treinamentos, percebi durante a conversa com o GPT que meu desenvolvimento profissional não aconteceu apenas por meio do aprendizado formal. Ao longo da minha trajetória em diferentes empresas, adquiri muita experiência prática, principalmente em atividades relacionadas à melhoria contínua, processos, análise de dados e construção de dashboards.
Atualmente trabalho mais focado na criação de dashboards em Power BI a partir de bases em Excel, o que limita um pouco a aplicação completa de conhecimentos como Python, SQL e Ciência de Dados. Porém, ao refletir sobre minha experiência anterior, percebi que já desenvolvi muitas competências na prática, lidando com problemas reais, melhorias de processos e necessidades do negócio.
A conversa também me ajudou a entender que nem sempre a aplicação do conhecimento acontece de forma ampla no cargo atual, mas que a experiência acumulada ao longo da carreira continua sendo um aprendizado valioso. Além disso, percebi que posso aproveitar melhor as oportunidades do dia a dia para aplicar técnicas de análise, automação e melhoria contínua de forma mais estratégica.