Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Mão na Massa: método 70-20-10 - Maximizando o aprendizado

Embora eu tenha participado de muitos cursos, workshops e treinamentos, percebi durante a conversa com o GPT que meu desenvolvimento profissional não aconteceu apenas por meio do aprendizado formal. Ao longo da minha trajetória em diferentes empresas, adquiri muita experiência prática, principalmente em atividades relacionadas à melhoria contínua, processos, análise de dados e construção de dashboards.

Atualmente trabalho mais focado na criação de dashboards em Power BI a partir de bases em Excel, o que limita um pouco a aplicação completa de conhecimentos como Python, SQL e Ciência de Dados. Porém, ao refletir sobre minha experiência anterior, percebi que já desenvolvi muitas competências na prática, lidando com problemas reais, melhorias de processos e necessidades do negócio.

A conversa também me ajudou a entender que nem sempre a aplicação do conhecimento acontece de forma ampla no cargo atual, mas que a experiência acumulada ao longo da carreira continua sendo um aprendizado valioso. Além disso, percebi que posso aproveitar melhor as oportunidades do dia a dia para aplicar técnicas de análise, automação e melhoria contínua de forma mais estratégica.

2 respostas

Oi, estudante, como vai?

O seu raciocínio sobre a aplicação do método 70-20-10 demonstra uma excelente compreensão de como o desenvolvimento profissional se distribui na prática. Você conseguiu identificar com clareza que as experiências acumuladas em sua trajetória, mesmo em cenários ou ferramentas diferentes do seu foco atual como o Power BI, compõem a maior parte do seu aprendizado prático. Essa percepção de que o conhecimento em Python e SQL pode ser introduzido gradualmente para otimizar seus processos atuais em Excel é um ótimo ponto de partida para balancear o modelo.

Um exemplo prático para o seu cenário seria automatizar a extração ou o tratamento de uma dessas bases de Excel utilizando scripts simples de Python antes de carregar os dados no Power BI. Dessa forma, você conecta o aprendizado formal de novas ferramentas diretamente com os 70% de aprendizado prático no seu dia a dia de trabalho, transformando tarefas rotineiras em oportunidades de desenvolvimento tecnológico.

Pensando no seu contexto atual, qual seria o primeiro processo do seu dia a dia que você enxerga como uma oportunidade real de aplicar Python ou SQL para ganhar eficiência?

Parabéns pelo excelente exercício e por compartilhar sua reflexão conosco. Continue compartilhando seus aprendizados e lembre-se de que o fórum está a disposição para te apoiar em cada etapa dos seus estudos.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!
solução!

Obrigado pelo feedback!