Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Minha resolução do desafio - de forma responsiva

No início do desafio eu tinha feito as mudanças básicas para atender o objetivo pedido. Na minha segunda tela (um monitor maior que o do meu notebook) tinha ficado tudo ok, mas ao testar na tela do meu notebook, tinha partes desproporcionais, desalinhado e saindo da seção.

Depois de muito inspecionar e testar, resolvi transformar algumas medidas em responsivas e algumas classes atribui o display flex.

No arquivo de estilos modifiquei .obra-titulo retirando o width que ela tinha posto e .quadros__container transformei as medidas de números fixos em medidas responsivas para que tudo se adaptasse:

/*  COMO ESTAVA ANTES:
.quadros__container {
  width: 1650px;
  position: absolute;
  left: 176px;
  top: 150px;
  background: #525c63d8;
  padding: 10px;
  border-radius: 10px;
} */
.quadros__container {
  width: 80vw;
  position: absolute;
  left: 10vw;
  top: 15vh;
  background: #525c63d8;
  border-radius: 10px;
}

.obra-titulo {
  border: 1px dotted white;
  user-select: none;
  text-align: center;
  /* width: 275px;    A MEDIDA RETIRADA*/
}

Com isso, montei meu flexbox.css onde ajeitei o container principal para ficar na horizontal, transformei a "caixa" da parte da imagem para que fosse flex e assim pudesse alinhar verticalmente o texto e a imagem e por último ajeitei as medidas da imagem para ficarem responsivas :

.quadros__container {
    display: flex;
    flex-direction: row;
    justify-content: space-between;
    align-items: center;
}

.figure-box {
    flex-direction: column;
    align-items: center;
}

.quadro-imagem {
    width: 12vw;
    height: auto;
}

lista das tecnologias alinhadas e simétricas

1 resposta
solução!

Oi, Lucas, tudo bem?

É sempre muito importante criar projeto responsivos para serem usados em diferentes formatos de tela. As opções de usar Flexbox e medidas relativas é uma excelente ideia para conseguir adaptar o estilo aplicado à disposição dos elementos de forma mais fácil e rápida. Parabéns pelo resultado e pelo empenho em buscar adaptar a responsividade!

Caso queira aprender mais sobre as medidas, temos este artigo com um Guia de Medidas CSS que traz muitas informações legais sobre em que momentos são mais indicados usar medidas relativas e medidas absolutas. Outro artigo muito interessante da Alura traz um Guia completo sobre o Flexbox e mostra como aperfeiçoar ainda mais o uso de suas propriedade.

Espero ter ajudado. Caso tenha dúvidas, conte com o fórum. Abraços!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!