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Minha implementação do exercício Desenhe obras de arte

Eu juro que pensei no nome selecionaCor pra criar a função sem olhar a resposta do instrutor kkkkk De vez em quando eu dou pra uma função o mesmo nome que o instrutor deu por acaso. Mas acho que é normal porque faz muito sentido essa função ter esse nome.

<!DOCTYPE html>
<html>
    <head>
        <meta charset="UTF-8">
    </head>

    <body>
        <canvas width="600" height="400"></canvas>
    </body>    
</html>

<script>

    function desenhaQuadrado(x, y, tamanho, cor)
    {

        pincel.fillStyle = cor;
        pincel.fillRect(x, y, tamanho, tamanho)
        pincel.fill();
    }

    function desenhaCirculo(x, y, raio, cor)
    {

        pincel.fillStyle = cor;
        pincel.beginPath();
        pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * 3.14);
        pincel.fill();

    }

    function desenhaPaletaDeCores()
    {

        desenhaQuadrado(xVermelho, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'red');
        desenhaQuadrado(xVerde, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'green');
        desenhaQuadrado(xAzul, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'blue');

    }

    function lidaComMovimentoDoMouse(evento)
    {

        x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
        y = evento.pageY - tela.offsetTop;

        if(desenha && y > tamanhoQuadrados) {

            desenhaCirculo(x, y, 5, corAtual);
        }
    }

    function habilitaDesenhar()
    {        
        desenha = true;                
    }

    function desabilitaDesenhar()
    {
        desenha = false;
    }

    function selecionaCor()
    {
        if((x >= xVermelho) && 
        (x <= xVermelho + tamanhoQuadrados) && 
        (y <= tamanhoQuadrados))
        {
            corAtual = 'red';
        }
        else if((x >= xVerde) && 
        (x <= xVerde + tamanhoQuadrados) && 
        (y <= tamanhoQuadrados))
        {
            corAtual = 'green';
        }
        else if((x >= xAzul) && 
        (x <= xAzul + tamanhoQuadrados) && 
        (y <= tamanhoQuadrados))
        {
            corAtual = 'blue';
        }
    }

    var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext('2d');
    pincel.fillStyle = 'lightgray';
    pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);

    var desenha = false;
    var corAtual = 'blue';
    var xVermelho = 0;
    var xVerde  = 50;
    var xAzul = 100;
    var yQuadrados = 0;
    var tamanhoQuadrados = 50;
    var x;
    var y;

    desenhaPaletaDeCores();

    tela.onmousemove = lidaComMovimentoDoMouse;

    tela.onmousedown = habilitaDesenhar;

    tela.onmouseup = desabilitaDesenhar;

    tela.onclick = selecionaCor;

</script>
1 resposta

Olá, Guilherme, tudo bem?

Testei o seu código e está funcionando perfeitamente, parabéns! Fico feliz que você esteja usando o mesmo nome nas funções que o instrutor utiliza sem mesmo olhar a solução antes, isso demonstra que estás seguindo o caminho correto, dar nomes claros a funções conforme as tarefas que elas executam.

E aqui deixo como recomendação dois vídeos de Alura+ que explicam sobre como obter máximo proveito do fórum da Alura:

Reforço que estou à disposição para tirar dúvidas.

Abraços e bons estudos!