Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
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Meu projeto finalizado.

De vez em qunado acontece um bug onde a bolinha fica presa entre a borda e a requete, depois ela acaba se soltando sozinha mas acontece com certa frequencia, alguem sabe o porque disso?

https://scratch.mit.edu/projects/609380593/

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solução!

Olá Agnaldo, como vai?

Parabéns pelo seu projeto! Ficou super bacana e adorei as personalizações que você fez, isso ajuda demais a fixar os conteúdos aprendidos além de deixar seu projeto super original.

Vi aqui seu código e esse problema da bolinha ficar presa na raquete pode estar acontecendo por conta da distância entre a raquete do oponente e a borda, que está um pouco maior do que a outra raquete, e do tamanho da bolinha em relação às raquetes, vou te mostrar como resolver:

1 - Bolinha agarrando na raquete

  • Primeiro vamos corrigir o posicionamento da raquete do oponente que ficou um pouco diferente da outra raquete. Isso aconteceu pois faltou ajustar o valor de x no segundo bloco de código. Aqui vamos deixar o valor de x nos dois blocos de código com o valor de 229, que foi o valor que você definiu para a posição das raquetes. Ficaria assim o código:

Indicação dos blocos de código de posicionamento da raquete do oponente com o valor de x em 229

  • O segundo passo é ajustarmos a proporção entre o tamanho da bolinha e das raquetes, para isso vamos aumentar o tamanho da bolinha para que ela fique mais proporcional à largura das raquetes que você criou. Para aumentar o tamanho da bolinha vamos clicar no ator Bolinha, depois em Fantasias e com a ferramenta Selecionar vamos puxar uma das extremidades da bolinha para fora, conforme exemplo abaixo:

Indicação de como aumentar o tamanho da bolinha

Aqui é importante perceber que não tem um tamanho exato, então o ideal é você ir aumentando o tamanho aos poucos e testando até ver um tamanho legal que não vai mais travar na raquete, beleza? Outra dica importante é que quando aumentamos o tamanho da bolinha é preciso centralizar ela de novo na tela de desenho para evitar bugs no jogo.

2 - Ajuste na pontuação

Fazendo as alterações acima você vai perceber que os pontos não estão contando mais corretamente, isso aconteceu pois modificamos o tamanho da bolinha, então agora precisamos ajudar o sensor de pontuação.

  • Para saber o valor correto para contar os pontos sem precisar ficar testando você pode arrastar a bolinha para bem perto da borda na tela de jogo e verificar logo abaixo qual valor de x aparecerá, conforme abaixo:

Indicação do valor de x em -223 com a bolinha bem próxima à borda

  • Agora precisamos passar esse valor para os contadores de pontos, vamos inserir o valor de -223 para o pontos do oponente e 223 para o meus pontos. Aqui vale lembrar que esse valor vai variar de acordo com o tamanho da bolinha que você fez, então esse valor pode alterar, por isso é bacana você testar no seu projeto e ver qual valor será melhor, beleza?

  • Para finalizar, no Scratch as vezes a bolinha passa por trás da raquete contando vários pontos, para resolver isso podemos incluir o controle espere 1 seg nos blocos de código de contagem de pontos, isso fará com que o jogo sempre espere um segundo antes de contar um novo ponto, acabando com os pontos múltiplos.

O código ficaria assim:

Indicação dos blocos de contagem de pontos com as alterações realizadas

Pronto, fazendo essas alterações vai melhorar o funcionamento do seu jogo e ele vai ficar ainda mais bacana. Testa aí e depois me conta o que achou.

Bons estudos por aí e se tiver alguma dúvida conte com a gente aqui no fórum! =D

 

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