De vez em qunado acontece um bug onde a bolinha fica presa entre a borda e a requete, depois ela acaba se soltando sozinha mas acontece com certa frequencia, alguem sabe o porque disso?
De vez em qunado acontece um bug onde a bolinha fica presa entre a borda e a requete, depois ela acaba se soltando sozinha mas acontece com certa frequencia, alguem sabe o porque disso?
Olá Agnaldo, como vai?
Parabéns pelo seu projeto! Ficou super bacana e adorei as personalizações que você fez, isso ajuda demais a fixar os conteúdos aprendidos além de deixar seu projeto super original.
Vi aqui seu código e esse problema da bolinha ficar presa na raquete pode estar acontecendo por conta da distância entre a raquete do oponente e a borda, que está um pouco maior do que a outra raquete, e do tamanho da bolinha em relação às raquetes, vou te mostrar como resolver:
1 - Bolinha agarrando na raquete
x
no segundo bloco de código. Aqui vamos deixar o valor de x
nos dois blocos de código com o valor de 229
, que foi o valor que você definiu para a posição das raquetes. Ficaria assim o código:
Aqui é importante perceber que não tem um tamanho exato, então o ideal é você ir aumentando o tamanho aos poucos e testando até ver um tamanho legal que não vai mais travar na raquete, beleza? Outra dica importante é que quando aumentamos o tamanho da bolinha é preciso centralizar ela de novo na tela de desenho para evitar bugs no jogo.
2 - Ajuste na pontuação
Fazendo as alterações acima você vai perceber que os pontos não estão contando mais corretamente, isso aconteceu pois modificamos o tamanho da bolinha, então agora precisamos ajudar o sensor de pontuação.
x
aparecerá, conforme abaixo:
Agora precisamos passar esse valor para os contadores de pontos, vamos inserir o valor de -223
para o pontos do oponente
e 223
para o meus pontos
. Aqui vale lembrar que esse valor vai variar de acordo com o tamanho da bolinha que você fez, então esse valor pode alterar, por isso é bacana você testar no seu projeto e ver qual valor será melhor, beleza?
Para finalizar, no Scratch as vezes a bolinha passa por trás da raquete contando vários pontos, para resolver isso podemos incluir o controle espere 1 seg
nos blocos de código de contagem de pontos, isso fará com que o jogo sempre espere um segundo antes de contar um novo ponto, acabando com os pontos múltiplos.
O código ficaria assim:
Pronto, fazendo essas alterações vai melhorar o funcionamento do seu jogo e ele vai ficar ainda mais bacana. Testa aí e depois me conta o que achou.
Bons estudos por aí e se tiver alguma dúvida conte com a gente aqui no fórum! =D