//variáveis da Bolinha
var xBolinha = 300;
var yBolinha = 200;
var diametro = 20;
var raio = diametro/2;
var velocidadeXBolinha = 6;
var velocidadeYBolinha= 6;
//Variáveis da minha Raquete
var xRaquete = 5;
var yRaquete = 150;
var larguraRaquete = 10;
var alturaRaquete = 90;
//Variáveis do Oponente
var xRaqueteOponente = 585;
var yRaqueteOponente = 150;
var velocidadeYOponente;
// Variáveis placar jogo
var meusPontos = 0;
var pontosOponente = 0;
// Sons do jogo
var colisao;
var ponto;
var trilha;
function preload(){
trilha = loadSound("trilha.mp3");
ponto = loadSound("ponto.mp3");
colisao = loadSound("raquetada.mp3")
}
var colidiu = false;
function setup() {
createCanvas(600, 400);
trilha.loop();
}
function draw() {
background(0);
mostraBolinha();
movimentaBolinha();
verificaColisaoBorda();
mostraRaquete(xRaquete, yRaquete);
mostraRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente)
movimentaMinhaRaquete();
//verificaColisaoRaquete()
verificaColisaoRaquete(xRaquete,yRaquete);
verificaColisaoRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
movimentaRaqueteOponente();
incluiPlacar();
marcaPonto();
}
function mostraBolinha(){
circle(xBolinha,yBolinha,diametro);
}
function movimentaBolinha(){
xBolinha += velocidadeXBolinha;
yBolinha += velocidadeYBolinha;
}
function verificaColisaoBorda(){
if (xBolinha + raio > width|| xBolinha - raio < 0){
velocidadeXBolinha *= -1
}
if (yBolinha + raio > height || yBolinha - raio < 0){
velocidadeYBolinha *= -1
}
}
function mostraRaquete(x,y){
rect(x, y, larguraRaquete, alturaRaquete)
}
function movimentaMinhaRaquete(){
if(keyIsDown(UP_ARROW)){
yRaquete -= 10;
}if(keyIsDown(DOWN_ARROW)){
yRaquete += 10;
}
}
function verificaColisaoRaquete(){
if(xBolinha - raio < xRaquete + larguraRaquete && yBolinha - raio < yRaquete + alturaRaquete && yBolinha + raio > yRaquete){
velocidadeXBolinha *= -1
}
}
function verificaColisaoRaquete(x,y){
colidiu = collideRectCircle (x,y,larguraRaquete,alturaRaquete,xBolinha, yBolinha,raio);
if(colidiu){
colisao.play();
velocidadeXBolinha *= -1
}
}
function movimentaRaqueteOponente(){
velocidadeYOponente = (yBolinha - yRaqueteOponente - larguraRaquete / 2 - 30);
yRaqueteOponente += velocidadeYOponente;
}
function incluiPlacar(){
textAlign(CENTER);
textSize (16);
stroke(255)
fill(color(255,140,0));
rect(130, 10, 40, 20);
fill(color(255,140,0));
rect(430,10, 40, 20);
fill("white")
text(meusPontos, 150,26);
fill("white")
text(pontosOponente, 450,26)
}
function marcaPonto(){
if (xBolinha > 590){
meusPontos += 1;
ponto.play();
}
if (xBolinha < 10){
pontosOponente += 1;
ponto.play();
}
}