Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
6
respostas

Meu placar dispara

Olá pessoal boa noite,

Estou com dificuldade de fazer o placar marcar apenas um ponto quando a bolinha bate na borda, ele dispara e marca um tanto. Também não consegui fzer a bolinha bater uma vez na borda e mudar a direção pro outro lado, ela bate na borda, bate em um cdanto perto e só depois vai para o outro lado. Conseguem me ajudar? Obrigada!

https://scratch.mit.edu/projects/563004148/

6 respostas

Olá Rúbia, como vai?

Não consegui acessar o link que você mandou, aparece que não foi possível encontrar a página ou que o endereço está errado. =/

Para habilitar o compartilhamento do seu jogo é só, com seu projeto aberto, ir na barra superior do Scratch em Compartilhar e preencher os dados do seu projeto.

Barra superior do scratch assinalando o botão de compartilhar

Depois disso é só clicar em Copiar o link e colar aqui na resposta do fórum pra gente conseguir te ajudar melhor, beleza?

=)

Oi jennifer, vou bem e você?

Veja por favor se agora dá cero.

https://scratch.mit.edu/projects/563004148/

Oi Rúbia, agora consegui acessar sim.

Seu projeto está muito legal! Vamos precisar fazer algumas alterações pra corrijir esses bugs que estão acontecendo, vou te mostrar o que fazer:

1 - Ajuste no Formato da bolinha

Pra funcionar mais corretamente no jogo a bolinha precisa ser completamente redonda e a do seu projeto ficou um pouco oval, por isso pode estar dando alguns erros. Pra resolver isso vamos precisar excluir a que está lá e criar uma nova seguindo os passos abaixo:

• Primeiro selecione o ator Bolinha, vá na aba Fantasias, selecione o desenho da bolinha e depois clique em Apagar.

Indicação de como apagar o ator no Scratch

• Para criar uma nova bolinha é só clicar no ícone de círculo e para que ela fique no formato redondo é só ficar apertando a tecla shift do teclado ao mesmo tempo que desenha, e pronto, já temos a bolinha com formato corrigido.

Indicação de criação de bolinha no scratch

2 - Corrigindo o posicionamento dos atores

No Scratch quando vamos criar um ator é preciso que ele seja criado exatamente centralizado na tela de desenho e que o centro dos dois (ator e tela de desenho) estejam exatamente um no mesmo lugar que o outro. Como os atores estão desenhados fora do centro pode gerar vários bugs no seu jogo, mas vou te mostrar como resolver.

• Para centralizar a bolinha é só ir na aba Fantasias, clicar no ícone de seta para habilitar a seleção, segurar e arrastar a bolinha até que o símbolo de + do centro da bolinha fique exatamente em cima do símbolo de + do centro da área de desenho. Se você não estiver vendo o centro da área de desenho é só ir no botão de diminuir zoom (um desenho de lupa com sinal de -) na parte inferior da área de desenho para enquadrar na tela.

Indicação de centralização da bolinha na tela de desenho

• Repita esse processo em todos os atores (bolinha e raquetes), eles passarão a ter como referência o centro da tela de desenho e você vai conseguir controlar melhor a posição com o x e o y e não terá mais problemas com o posicionamento.

3 - Corrigindo o posicionamento das raquetes

Depois de centralizar os atores, você vai perceber que as raquetes mudaram de lugar, isso acontece pois agora estamos trabalhando com referência ao centro da tela. Para corrigir isso vamos alterar o posicionamento de x das raquetes para -232 para a Raquete e 232 para a Raquete Oponente, os códigos ficariam assim:

• Raquete

Indicação de posicionamento da raquete com x em -232

• Raquete Oponente

Indicação de posicionamento da raquete oponente com x em 232

Esses valores de -232 e 232 eu coloquei testando seu projeto e vi que ficaram legais, mas se você quiser pode personalizar eles. É só arrastar as raquetes pra perto das bordas, ver o valor que você quer e trocar nos códigos, beleza?

Continua na resposta abaixo pois não coube =)

solução!

Continuação da resposta anterior =)

4 - Ajustando a pontuação

Aqui vamos fazer 3 alterações:

• Como alteramos a posição das raquetes no passo anterior vamos precisar também alterar a posição de x para computar a pontuação. Aqui eu coloquei os valores de -225 para os Pontos do oponente e 225 para o Meus pontos. Aqui nesse caso você também pode personalizar esses valores como preferir, basta arrastar a bolinha pra perto da borda, verificar qual distância fica melhor e trocar os valores;

• Depois de ajustar os valores você vai perceber que os pontos do jogador estão contando infinitamente, isso aconteceu pois na posição você acabou colocando um sinal de < quando deveria ser >, para corrigir é só alterar os sinais ficando posição x > 225;

• Por último aqui vamos incluir um controle de espere 1 seg em cada um dos códigos de pontuação, isso fará com que o o jogo aguarde 1 segundo antes de contar um novo ponto e isso resolverá o bug que estava acontecendo de contagem múltipla dos pontos quando a bolinha passava por trás da raquete.

Fazendo essas três alterações o código ficará assim:

Códigos de pontuação do scratch com as alterações acima

5 - Ajuste na direção da bolinha

Se você reparar bem vai perceber que a bolinha não bate nas raquetes, ela passa direto e sempre marca pontos. Isso acontece pois no código para verificar quando a bolinha bate na raquete você utilizou o operador e, isso faz com que o jogo tente verificar sempre que a bolinha tocar nas duas raquetes ao mesmo tempo, e como isso nunca acontece ele simplesmente ignora o comando de direcionamento da bolinha. Para resolver isso vamos alterar o operador para ou pra ele poder verificar sempre que tocar em uma raquete ou em outra. O código vai ficar assim:

Indicação de alteração do operador ou

Prontinho! Fazendo essas alterações vai solucionar os problemas que estavam acontecendo e seu jogo vai ficar ainda mais legal. Testa aí e depois me fala se deu certo.

Espero ter ajudado e se tiver alguma dúvida é só mandar por aqui. Bons estudos =)

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.Bons Estudos!

Oi!!! O meu não estou conseguindo conbtar os pontos. Já fiz todos esses ajustes mas não computa os pontos. Pode me ajudar? https://scratch.mit.edu/projects/570880959

Olá Cinthia, como vai?

Vou te ajudar a descobrir o que está acontecendo com seu jogo, mas antes queria dizer que simplesmente amei sua criatividade em fazer um jogo totalmente original e personalizado, está de parabéns e eu achei super fofo. <3

Bom, vamos lá, já consegui ver o que aconteceu e vamos precisar fazer algumas alterações para corrigir, beleza?

1 - Ajustando o formato da bolinha

Uma das coisas que pode estar dando problema no contador de pontos do seu jogo é que a bolinha está meio oval e pra funcionar direitinho no Scratch ela precisa ser completamente redonda. Para resolver isso vamos ter que apagar a bolinha e desenhar uma nova:

• Para apagar a bolinha vamos selecionar o ator Basketball, ir na aba Fantasias, selecionar a bolinha e clicar em Apagar.

Indicação do passo a passo para apagar um ator no Scratch

• Agora, ainda aba Fantasias, para desenhar uma nova bolinha vamos clicar em Círculo e desenhar a bolinha na área de desenho ao mesmo tempo em que seguramos a tecla Shift do teclado, isso fará com que a bolinha fique exatamente redonda. Aqui é preciso ter atenção para centralizar a bolinha na área de desenho deixando o + da bolinha exatamente sobre o + do centro da área de desenho, isso fará com que a precisão da bolinha seja mais exata e minimize a chance de bugs.

Indicação de como desenhar a bolinha no centro da tela de desenho

2 - Ajustando as pontuações

• Percebi que a variável Meus pontos está contando pontos infinitamente, isso aconteceu pois nesse bloco de contagem de pontos você acabou inserindo o sinal de - também, para resolver isso basta tirar o sinal de - do valor de x do bloco de Meus pontos;
  • Como alteramos a bolinha vamos precisar ajustar a posição de contagem de pontos, para fazer isso basta arrastar a bolinha pra perto da borda lateral e verificar o valor de x pra trocar no código. Testei aqui e os valores de -226 para os Ponto oponente e 226 para o Meus pontos e funcionou direitinho, mas você pode ir testando outros valores também e ver qual você prefere, beleza?
  • Último ponto aqui é que as vezes a bolinha passa pelo passarinho e acaba computando mais de um ponto, para resolver isso vamos inserir o controle espere 1 seg nos dois blocos de pontuação isso fará com que o jogo sempre espere um segundo antes de conputar um novo ponto, corrigindo esse bug.

O código dessa parte depois dessas alterações vai ficar assim:

Indicação dos blocos de código de contagem de pontos com as alterações feitas acima

Bônus - Ajustando o nível de dificuldade do jogo

Se você quiser deixar seu jogo mais desafiador você pode mexer no valor da posição da raquete do oponente (código abaixo) fazendo com que ela erre a bolinha algumas vezes, testei aqui com o valor de 50 e ficou bem legal, mas é bacana você ir alterando esses valores e ir testando o comportamento do jogo até ficar do jeito que você gostar mais.

Indicação de alteração do valor da posição da raquete do oponente

Prontinho, fazendo essas alterações vai corrigir os bugs e seu jogo vai ficar ainda mais legal. Testa aí e depois me conta o que achou.

Parabéns de novo pelo projeto e pela criatividade, e se tiver alguma dúvida fique a vontade para mandar aqui no fórum. Bons estudos =D