ficou bem parecido com o apresentado pelo professor, para meu controle eu acabei colocando um alert qndo fosse clicado na cor, avisando a troca
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<h1>Desenho com mudança de cores</h1>
<hr><br>
<canvas width="600" height="400"></canvas>
<script type="text/javascript">
function desenhaQuadrado(x, y, tamanho, cor){
pincel.fillStyle = cor;
pincel.fillRect(x, y, tamanho, tamanho);
pincel.fill();
}
function desenhaCirculo (x, y, raio, cor){
pincel.fillStyle = cor;
pincel.beginPath();
pincel.arc(x, y, raio, 0, 2*Math.PI);
pincel.fill();
}
function desenhaPaletaDeCores(){
desenhaQuadrado(xVermelho, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'red');
desenhaQuadrado(xVerde, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'green');
desenhaQuadrado(xAzul, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'blue');
}
function lidaComMovimentoDoMouse(evento){
var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
if (y>tamanhoQuadrados && desenha) {
desenhaCirculo(x, y, 5, corAtual);
}
}
function habilitaDesenhar() {
desenha = true;
}
function desabilitaDesenhar(){
desenha = false;
}
var tela = document.querySelector('canvas');
var pincel = tela.getContext('2d');
pincel.fillStyle = 'lightgray';
pincel.fillRect(0,0,600,400);
var desenha = false;
var corAtual = 'blue';
var xVermelho = 0;
var xVerde = 50;
var xAzul = 100;
var yQuadrados = 0;
var tamanhoQuadrados = 50;
desenhaPaletaDeCores();
function mudaCor(evento){
var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
if ((x < xVermelho + tamanhoQuadrados) &&
(y < yQuadrados + tamanhoQuadrados)) {
alert('vermelho');
corAtual = 'red';
} else if (x >= xVerde && x < xAzul &&
(y < yQuadrados + tamanhoQuadrados)) {
alert('verde');
corAtual = 'green';
} else if (x >= xAzul && (x <= xAzul + tamanhoQuadrados) &&
(y < yQuadrados + tamanhoQuadrados)) {
alert('azul');
corAtual = 'blue';
}
}
tela.onmousemove = lidaComMovimentoDoMouse;
tela.onmousedown = habilitaDesenhar;
tela.onmouseup = desabilitaDesenhar;
tela.onclick = mudaCor;
</script>