Olá pessoal,
Quando dou play no meu projeto ele trava e não consigo saber onde está o erro, pq não indica, simplesmente não aparece nada e depois da erro na página, conseguem me ajudar? https://editor.p5js.org/Nycole_Siqueira/sketches/nQvDBj1yu
Olá pessoal,
Quando dou play no meu projeto ele trava e não consigo saber onde está o erro, pq não indica, simplesmente não aparece nada e depois da erro na página, conseguem me ajudar? https://editor.p5js.org/Nycole_Siqueira/sketches/nQvDBj1yu
Se o seu projeto está travando sem mensagens de erro específicas, pode ser um desafio encontrar o problema, mas aqui estão algumas sugestões para ajudar a diagnosticar e corrigir o problema:
Console de Erros:
Depuração com console.log
:
console.log
em pontos estratégicos do seu código para rastrear onde o código está executando antes de travar.console.log("Aqui estou!");
em vários lugares para verificar a saída no console.Comentários de Código:
Revisão de Lógica:
Remoção Gradual de Funcionalidades:
Comentários Temporários:
Atualização de Bibliotecas:
Verificação de Variáveis:
Depois de realizar essas verificações, você provavelmente terá mais informações sobre onde o problema está ocorrendo.
Oi, Nycole! Como vai?
Seu jogo está entrando em uma falha no laço for, por conta de um pequeno errinho de sintaxe nas instruções desse laço.
Na página carro.js
, em todas as condições de incremento de laço, você utilizou a notação i = i++
. Essa notação é redundante e por isso o programa fica confuso! O símbolo i++
é uma forma moderna de abreviar i = i + 1
. Logo, é necessário escolher entre uma das duas formas, apenas.
Fica assim:
function mostraCarro(){
for (let i = 0; i < imagemCarros.length; i++){
image(imagemCarros[i], xCarros[i], yCarros[i], comprimentoCarro, alturaCarro);
}
}
function movimentaCarro(){
xCarros[i] -= velocidadeCarros[i];
}
}
function voltaPosicaoInicialDoCarro(){
if (passouTodaATela(xCarros[i])){
xCarros[i] = 600;
}
}
}
Além disso, a função colidiu()
, na página ator.js
, está incompleta. É necessário adicionar um valor para que a variável yAtor assuma quando a função colidiu()
for executada:
function colidiu(){
yAtor = 366;
}
Com essas alterações seu jogo deve voltar a funcionar certinho! Seu código está ficando muito bem organizado, Nycole. Continue praticando e se dedicando.
Abraços!
Muitoo obrigado, deu super certo!!!