//variáveis da bolinha
let xBolinha = 300
let yBolinha = 200
let diametro = 15
let raio = diametro / 2
//velocidade da bolinha
let velocidadeXBolinha = 2
let velocidadeYBolinha = 2
//variáveis da raquete
let xRaquete = 5;
let yRaquete = 150;
let raqueteComprimento = 10;
let raqueteAltura = 90;
//variáveis raquete oponente
let xRaqueteOponente = 585;
let yRaqueteOponente = 150;
let velocidadeYOponente;
let chanceDeErrar = 0;
//variáveis placar
let meusPontos = 0;
let pontosDoOponente = 0;
//sons do jogo
let ponto;
let raquetada;
let trilha;
function preload(){
ponto = loadSound("ponto.mp3")
raquetada = loadSound("raquetada.mp3")
trilha = loadSound("trilha.mp3")
}
function setup() {
createCanvas(600, 400);
trilha.loop();
}
function draw() {
background(0);
mostraBolinha();
velocidadeBolinha();
verificarColisaoBorda();
mostraRaquete(xRaquete, yRaquete);
movimentaMinhaRaquete();
verificaColisaoRaquete();
mostraRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
movimentaRaqueteOponente();
verificaColisaoRaqueteOponente();
incluiPlacar();
marcaPonto();
}
function mostraBolinha(){
circle (xBolinha, yBolinha, diametro)
}
function velocidadeBolinha(){
xBolinha += velocidadeXBolinha
yBolinha += velocidadeYBolinha
}
function verificarColisaoBorda(){
if (xBolinha + raio > width ||
xBolinha - raio < 0){
velocidadeXBolinha *= -1
}
if (yBolinha + raio > height ||
yBolinha - raio < 0){
velocidadeYBolinha *= -1
}
}
function mostraRaquete(x,y) {
rect(x, y, raqueteComprimento, raqueteAltura);
}
function movimentaMinhaRaquete() {
if (keyIsDown(UP_ARROW)) {
yRaquete -= 10;
}
if (keyIsDown(DOWN_ARROW)) {
yRaquete += 10;
}
}
function verificaColisaoRaquete() {
if(xBolinha - raio < xRaquete + raqueteComprimento
&& yBolinha - raio < yRaquete + raqueteAltura
&& yBolinha + raio > yRaquete) {
velocidadeXBolinha *= -1;
raquetada.play();
}
}
function verificaColisaoRaqueteOponente(){
if (xBolinha - raio < xRaqueteOponente + raqueteComprimento && xBolinha + raio > xRaqueteOponente
&& yBolinha - raio < yRaqueteOponente + raqueteAltura && yBolinha + raio > yRaqueteOponente) {
velocidadeXBolinha *= -1;
raquetada.play();
}
}
function movimentaRaqueteOponente(){
velocidadeYOponente = yBolinha -yRaqueteOponente - raqueteComprimento / 2 - 30;
yRaqueteOponente += velocidadeYOponente + chanceDeErrar;
calculaChanceDeErrar();
}
function incluiPlacar(){
stroke(255);
textAlign(CENTER);
textSize(16);
fill(color(250,140, 0));
rect(150, 10, 40, 20);
fill(255)
text(meusPontos, 170, 26);
fill(color(250,140, 0));
rect(450, 10, 40, 20);
fill(255)
text(pontosDoOponente, 470, 26);
}
function marcaPonto() {
if (xBolinha > 592) {
meusPontos += 1;
ponto.play();
}
if (xBolinha < 8) {
pontosDoOponente += 1;
ponto.play();
}
}
function calculaChanceDeErrar() {
if (pontosDoOponente >= meusPontos) {
chanceDeErrar += 1
if (chanceDeErrar >= 39){
chanceDeErrar = 40
}
} else {
chanceDeErrar -= 1
if (chanceDeErrar <= 35){
chanceDeErrar = 35
}
}
}