1
resposta

Meu código final!

let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
let diametro = 15;
let raio = diametro / 2;

let xVelocidadeBolinha = 6;
let yVelocidadeBolinha = 6;

let xRaquete = 5;
let yRaquete = 150;
let raqueteComprimento = 10;
let raqueteAltura = 90;

let xRaqueteOponente = 585;
let yRaqueteOponente = 150;
let velocidadeYOponente;

let meusPontos = 0;
let pontosDoOponente = 0;

let colidiu = false;

let chanceDeErrar = 0;

let ponto;
let raquetada;
let trilha;

function preload (){
  ponto = loadSound ("ponto.mp3");
  raquetada = loadSound ("raquetada.mp3");
  trilha = loadSound ("trilha.mp3");
}

function setup() {
  createCanvas(600, 400);
  trilha.loop();
}

function draw() {
  background(0);
  desenhaCirculo ();
  movimentaBolinha ();
  verificaColisaoBorda ();
  mostraRaquete (xRaquete, yRaquete);
  movimentaMinhaRaquete();
  //verificaColisaoRaquete();
  novaColisaoRaqueteExportada (xRaquete, yRaquete);
  mostraRaquete (xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
  movimentaRaqueteOponente();
  novaColisaoRaqueteExportada (xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
  mostrarPontuacao ();
  calcularPontuacao ();
}

function desenhaCirculo () {
  circle ( xBolinha, yBolinha, diametro );
}

function movimentaBolinha (){
  xBolinha += xVelocidadeBolinha;
  yBolinha += yVelocidadeBolinha;
}

function verificaColisaoBorda (){
  if ((xBolinha + raio > width ) || (xBolinha - raio < 0)){
    xVelocidadeBolinha *= -1;
  }
  if ((yBolinha + raio > height ) || (yBolinha - raio < 0)){
    yVelocidadeBolinha *= -1;
  }
}

function calcularPontuacao (){
  if (xBolinha + raio <= 13.5 ) {
    pontosDoOponente++;
    ponto.play();
    xBolinha = 300;
    yBolinha = 200;
  } else if ( xBolinha + raio >= 601.5 ) {
    meusPontos++;
    ponto.play();
    xBolinha = 300;
    yBolinha = 200;
  }
}

/*
function verificaColisaoRaquete() {
  if (xBolinha - raio < xRaquete + raqueteComprimento && yBolinha - raio < yRaquete + raqueteAltura && yBolinha + raio > yRaquete) {
    xVelocidadeBolinha *= -1;
  }
}
*/

function novaColisaoRaqueteExportada (x, y){
  colidiu = collideRectCircle(x, y, raqueteComprimento, raqueteAltura, xBolinha, yBolinha, raio);
  if (colidiu){
    xVelocidadeBolinha *= -1;
    raquetada.play();
  }
}

function mostraRaquete (x, y){
  rect(x, y, raqueteComprimento, raqueteAltura)
}

function movimentaMinhaRaquete (){
  if (keyIsDown(UP_ARROW)){
    yRaquete -= 10;
  } else if (keyIsDown(DOWN_ARROW)){
    yRaquete += 10;
  }
  if (yRaquete > 400) {
    yRaquete = -90
  } else if (yRaquete < -90) {
    yRaquete = 400
  }
}

function movimentaRaqueteOponente() {
  velocidadeYOponente = yBolinha - yRaqueteOponente - raqueteComprimento / 2 - 30;
  yRaqueteOponente += velocidadeYOponente + chanceDeErrar
  calculaChanceDeErrar();
}

function calculaChanceDeErrar() {
  if (pontosDoOponente >= meusPontos) {
    chanceDeErrar += 1
    if (chanceDeErrar >= 39){
    chanceDeErrar = 40
    }
  } else {
    chanceDeErrar -= 1
    if (chanceDeErrar <= 35){
    chanceDeErrar = 35
    }
  }
}

function mostrarPontuacao (){

  fill (color("white"));
  rect(150-2, 10-2, 40+4, 21+4, 20);
  fill (color("orange"));
  rect(150, 10, 40, 21, 20);

  fill (color("white"));
  rect(450-2, 10-2, 40+4, 21+4, 20);
  fill (color("orange"));
  rect(450, 10, 40, 21, 20);

  textAlign (CENTER);
  textSize (16)

  fill (0);
  text (meusPontos, 170, 26);
  text (pontosDoOponente, 470, 26);

  fill (255); // cor do tudo!
}
1 resposta

Olá, Jefferson! Tudo bem ?

Parabéns pelo excelente jogo, a customização do placar ficou linda e vou até colocar essa ideia no meu projeto também :D

Obrigada por compartilhar seu projeto e progresso conosco!

Em caso de dúvidas estamos por aqui!

Um abraço e bons estudos!