let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
let diametro = 15;
let raio = diametro / 2;
let xVelocidadeBolinha = 6;
let yVelocidadeBolinha = 6;
let xRaquete = 5;
let yRaquete = 150;
let raqueteComprimento = 10;
let raqueteAltura = 90;
let xRaqueteOponente = 585;
let yRaqueteOponente = 150;
let velocidadeYOponente;
let meusPontos = 0;
let pontosDoOponente = 0;
let colidiu = false;
let chanceDeErrar = 0;
let ponto;
let raquetada;
let trilha;
function preload (){
ponto = loadSound ("ponto.mp3");
raquetada = loadSound ("raquetada.mp3");
trilha = loadSound ("trilha.mp3");
}
function setup() {
createCanvas(600, 400);
trilha.loop();
}
function draw() {
background(0);
desenhaCirculo ();
movimentaBolinha ();
verificaColisaoBorda ();
mostraRaquete (xRaquete, yRaquete);
movimentaMinhaRaquete();
//verificaColisaoRaquete();
novaColisaoRaqueteExportada (xRaquete, yRaquete);
mostraRaquete (xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
movimentaRaqueteOponente();
novaColisaoRaqueteExportada (xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
mostrarPontuacao ();
calcularPontuacao ();
}
function desenhaCirculo () {
circle ( xBolinha, yBolinha, diametro );
}
function movimentaBolinha (){
xBolinha += xVelocidadeBolinha;
yBolinha += yVelocidadeBolinha;
}
function verificaColisaoBorda (){
if ((xBolinha + raio > width ) || (xBolinha - raio < 0)){
xVelocidadeBolinha *= -1;
}
if ((yBolinha + raio > height ) || (yBolinha - raio < 0)){
yVelocidadeBolinha *= -1;
}
}
function calcularPontuacao (){
if (xBolinha + raio <= 13.5 ) {
pontosDoOponente++;
ponto.play();
xBolinha = 300;
yBolinha = 200;
} else if ( xBolinha + raio >= 601.5 ) {
meusPontos++;
ponto.play();
xBolinha = 300;
yBolinha = 200;
}
}
/*
function verificaColisaoRaquete() {
if (xBolinha - raio < xRaquete + raqueteComprimento && yBolinha - raio < yRaquete + raqueteAltura && yBolinha + raio > yRaquete) {
xVelocidadeBolinha *= -1;
}
}
*/
function novaColisaoRaqueteExportada (x, y){
colidiu = collideRectCircle(x, y, raqueteComprimento, raqueteAltura, xBolinha, yBolinha, raio);
if (colidiu){
xVelocidadeBolinha *= -1;
raquetada.play();
}
}
function mostraRaquete (x, y){
rect(x, y, raqueteComprimento, raqueteAltura)
}
function movimentaMinhaRaquete (){
if (keyIsDown(UP_ARROW)){
yRaquete -= 10;
} else if (keyIsDown(DOWN_ARROW)){
yRaquete += 10;
}
if (yRaquete > 400) {
yRaquete = -90
} else if (yRaquete < -90) {
yRaquete = 400
}
}
function movimentaRaqueteOponente() {
velocidadeYOponente = yBolinha - yRaqueteOponente - raqueteComprimento / 2 - 30;
yRaqueteOponente += velocidadeYOponente + chanceDeErrar
calculaChanceDeErrar();
}
function calculaChanceDeErrar() {
if (pontosDoOponente >= meusPontos) {
chanceDeErrar += 1
if (chanceDeErrar >= 39){
chanceDeErrar = 40
}
} else {
chanceDeErrar -= 1
if (chanceDeErrar <= 35){
chanceDeErrar = 35
}
}
}
function mostrarPontuacao (){
fill (color("white"));
rect(150-2, 10-2, 40+4, 21+4, 20);
fill (color("orange"));
rect(150, 10, 40, 21, 20);
fill (color("white"));
rect(450-2, 10-2, 40+4, 21+4, 20);
fill (color("orange"));
rect(450, 10, 40, 21, 20);
textAlign (CENTER);
textSize (16)
fill (0);
text (meusPontos, 170, 26);
text (pontosDoOponente, 470, 26);
fill (255); // cor do tudo!
}