1
resposta

Métricas de vaidade | Monetização | Youtube ADS

Olá, Eu fiquei com um pouco confuso sobre a relação entre Métricas de vaidade, Monetização e Youtube ADS, então gostaria de validar meu entendimento.

As métricas de vaidade, quando analisadas de forma isolada, não refletem no sucesso da maioria dos negócios. Entretanto, as métricas de vaidade são importantes e podem sim refletir no sucesso caso o negócio seja de geração de conteúdo, por exemplo, um Youtuber. Isso porque o Youtube possui um sistema de monetização, então quanto mais as pessoas interagem com os conteúdos, mais o Youtuber ganha dim dim. Essa monetização é possível graças aos anúncios feitos com o Youtube ADS.

Assistindo ao curso, como um possível anunciante, oque tiro de conclusão é: "Posso fazer um anuncio pago, e segmentado, no Youtube, que será exibido dentro de um conteúdo, meu objetivo é gerar conversão e a parte de monetização é mais como uma curiosidade."

Agora, assistindo como possível criador de conteúdo, minha conclusão é: "Posso criar conteúdo de qualidade, gerar engajamento (aqui as métricas de vaidade são fundamentais), o Youtube vai anunciar nos meus vídeos e eu vou monetizar em cima disso".

Meu entendimento está correto?

Outra dúvida, existe alguma estratégia dentro do marketing digital onde um anunciante pode se beneficiar de monetização em cima do seus contéudos sem necessiariamente desviar de seu foco principal? Por exemplo, os Podcats da Alura tem como objetivo a monetização ou são focados em dar visibilidade para os cursos da Alura?

1 resposta

Olá, Wellington!! Como está?

Seu entendimento está bastante alinhado, mas vou tentar esclarecer alguns pontos para garantir que tudo fique ainda mais compreensível, ok?

Métricas de vaidade e monetização

Você está correto ao dizer que as métricas de vaidade, como curtidas, visualizações e seguidores, não necessariamente refletem o sucesso de um negócio quando analisadas isoladamente. No entanto, para criadores de conteúdo, essas métricas são fundamentais porque diretamente influenciam a monetização, especialmente no YouTube. Quanto mais engajamento e visualizações um vídeo tem, mais o YouTube pode inserir anúncios nesses vídeos, gerando receita para o criador de conteúdo.

Anunciante no YouTube

Como anunciante, seu objetivo principal é gerar conversão, seja ela em vendas, leads ou qualquer outra ação desejada. A monetização dos vídeos onde seus anúncios são exibidos é uma consequência para os criadores de conteúdo, não para você como anunciante. Portanto, sua conclusão está correta: você pode fazer anúncios pagos e segmentados no YouTube para atingir seu público-alvo e gerar conversões.

Criador de conteúdo no YouTube

Como criador de conteúdo, o foco deve ser criar vídeos de qualidade que gerem engajamento. As métricas de vaidade são importantes aqui porque quanto mais visualizações e interações tiver, mais o YouTube vai querer exibir anúncios nos vídeos, aumentando a monetização. Sua conclusão também está correta: criar conteúdo de qualidade e gerar engajamento resultará em maior monetização através dos anúncios exibidos pelo YouTube.

Estratégias de monetização para anunciantes

Sobre sua dúvida final, existem estratégias onde um anunciante pode se beneficiar da monetização de seus conteúdos sem desviar do foco principal. Por exemplo, um canal de podcast referente a ensino de tecnologia pode ter como objetivo principal dar visibilidade a cursos, mas também pode monetizar através de anúncios do YouTube. Isso não desvia do objetivo principal, mas adiciona uma fonte extra de receita.

Espero ter ajudado e qualquer dúvida estou aqui!

Até breve!