Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Métodos assíncronos

Professor, eu não entendo o motivo de usar métodos assíncronos. Tem algum motivo bem específico para usar esses métodos? Quando usar e quando não usar?

2 respostas
solução!

Olá Santi, como vai?

Primeiro sobre os métodos síncrono (quando não estamos utilizando o assíncronos; o que fazemos normalmente): A chamada do método síncrono pode criar um atraso na execução do programa que provoca uma má experiência do usuário. Por isso, uma abordagem assíncrona (threads) seria melhor, por exemplo.

Já uma chamada de método assíncrono, irá retornar imediatamente para que o programa possa realizar outras operações enquanto o método chamado conclui o seu trabalho em determinadas situações, esse seria um dos benefícios. O comportamento do método assíncrono é diferente do síncrono, porque um método assíncrono é uma thread separada. Recomendo muito o curso: C#: Paralelismo no mundo real, vamos aprender mais a fundo sobre.

Talvez de uma forma mais simples, os métodos assíncronos são ótimos para projetos maiores, quando a experiência do usuário tem de vir em primeiro lugar. Agora, se temos uma espécie de blog, onde não queremos vender nenhum tipo de produto ou ter uma interface das mais atrativas, o melhor a se fazer é utilizar os métodos de uma forma "comum" (síncrona).

Separei dois arquivos da documentação bem interessante Programação assíncrona com async e await e Modelo de programação assíncrona de tarefa

Obrigado Ana, ficou bem claro.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software