Ví diversas dúvidas no fórum sobre a resposta citar o método PATCH e, se eu não estiver enganado, no curso esse método não é frisado, deixando o aluno com dúvidas, inclusive eu.
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Ví diversas dúvidas no fórum sobre a resposta citar o método PATCH e, se eu não estiver enganado, no curso esse método não é frisado, deixando o aluno com dúvidas, inclusive eu.
Olá Lucas, Blz? XD! Vou tentar te ajudar!!
PUT e PATCH são métodos HTTP que fazem atualização/modificação de um recurso. Em termos simples, um faz atualização completa e o outro parcial.
PUT: O Cliente envia dados que modificam todo o recurso (o recurso inteiro, ou seja, todos os campos). Se eu quisesse atualizar um cliente (como no exemplo abaixo), eu sou obrigado a mandar todos os dados do cliente(id, email, nome e sobrenome), no exemplo abaixo o id e o email não sofrerão modificações, mas tenho que mandar mesmo assim (PUT). Uma nova versão é criada, caso não exista, mas se existir, o recurso será atualizado por inteiro.
{
id: 28, email: "rafa.willian@example.com",
// campo a ser atualizado // nome: "Rafael",
// campo a ser atualizado // sobrenome: "Willian",
}
PATCH: Atualização parcial do recurso (Cliente). Somente é necessário enviar os campos que necessitam de alteração.
{
"nome":"Rafael", // campo a ser atualizado//
"email":"rafa.willian@example.com", // campo a ser atualizado //
}
Uma das vantagens do Patch é que a porção de dados enviados é menor, ou seja, menor exigência de banda.
Entendi perfeitamente. Só quis pontuar que não vi explicação do PATCH no conteúdo do curso, mas é cobrado no exercício. Obrigado!