Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Metodo fetch e method PATCH

Pra quem tem dúvida sobre os metodos PATCH e PUT, vou dar um exemplo de utilização do metodo PATCH. Estou trabalhando no projeto final do Crud Memoteca da formação front-end, no curso a professora migrou para a biblioteca axios para as requisiçoes, então ao implementar a função atualizarFavorito(), ela utilizou o metoto PATCH com a biblioteca axios, porem eu fiz diferente e mantive minhas requisiçõs utilizando o fetch nativo do javascript, e para fazer a atualização na função atualizarFavorito(), eu utilizei o metodo PATCH tambem, mesmo da professora, mas só que da forma que estou fazendo, com a requisição utilizando o fetch. Irei mostra abaixo como ficou meu código no trecho da função atualizarFavorito(), pra quem tem duvida de como usar.

//favoritar pensamento
    async atualizarFavorito(id, favorito) {
        try {
            const response = await fetch(`${URL_BASE}/pensamentos/${id}`, {
                method: "PATCH", // Usando PATCH para atualizar apenas a propriedade que desejamos
                headers: {
                    "Content-Type": "application/json"
                },
                body: JSON.stringify({ favorito }) // Enviando o novo valor para a propriedade favorito
            });

return await response.json(); // Retorna o pensamento atualizado
        } catch (error) {
            alert("Erro ao atualizar favorito");
            throw error;
        }
    }
2 respostas
solução!

Espero ter ajudado!

Oii, José Jhonata. Tudo bem?

Obrigada por compartilhar seu código com a comunidade Alura! É ótimo ver que você manteve a utilização do fetch nativo no seu projeto, mesmo com a mudança para o Axios no curso. O uso do método PATCH, como você implementou, é realmente útil para atualizações parciais, como no caso de alterar apenas o campo "favorito".

Conte com o apoio do Fórum na sua jornada. Abraços e bons estudos!