2
respostas

meta charset

Uma dúvida: neste exercício, o resultado foi o mesmo, com ou sem o comando meta <charset="UTF-8">. Outro detalhe: em uma das primeiras aulas, foi dito para utilizar o <charset="UTF-9"> , que também proporcionou o mesmo resultado. Alguém pode esclarecer?

2 respostas

Oii Wander, tudo jóia?

Se você estiver usando o Chrome, é que a partir da versão 55, passou a detectar automaticamente o encoding dos arquivos. Então, é possível pensar que não é mais necessária a tag <meta charset="UTF-8">.

Mesmo assim ela deve continuar a ser usada, porque nem todos os navegadores detectam o encoding automaticamente. Então é uma boa prática manter a tag <meta> indicando o charset usado na hora de criar o arquivo.

Sobre a diferença entre o UTF-8 e UTF-9 não é muita, a diferença que encontrei foi a quantidade de bits utilizadas pra representar o Unicode. Se quiser dar uma olhada na documentação RFC, ele detalha melhor essa diferença de bits.

Espero ter ajudado. Qualquer dúvida estou à disposição :)

Sim, ajudou muito. Realmente a diferença é a quantidade de bits utilizada, um "nonet" ao invés de um octeto. Consultei a documentação que me indicou, e também encontrei outros textos sobre o assunto. Nesta página (https://en.wikipedia-on-ipfs.org/wiki/UTF-9.html) há o histórico da criação da UTF-9 e UTF-18, que nasceram de uma piada do "Dia da Mentira", em uma publicação da "Request for Comments (RFC)", em 2005. Obrigado!