Olá, Diane! Em complemento a resposta da Giovanna. Se caso ainda assim não funcionar. Aí pode ser por causa do código abaixo estar assim, que é a forma errada:
return = false;
A Forma correta é assim, sem o sinal de igual:
return false;
Repare que a forma errada tem um sinal de igual entre o return
e false
, que fica localizado fora da condição if
dentro da função mudaCor();
Pois o correto é que precisa ficar sem esse sinal de igual. Eu tive o mesmo problema e era isso no meu caso. Aí resolveu o problema de ficar aparecendo o menu padrão do navegador. É para isso que serve o return false;
, evitar o menu padrão do navegador aparecer. Vou deixar logo abaixo também o código completo para você comparar com o seu caso precise.:
<meta charset="UTF-8">
<canvas width="600" height="400"></canvas>
<script>
var tela = document.querySelector('canvas');
var pincel = tela.getContext('2d');
pincel.fillStyle = 'grey';
pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
var cores = ['blue', 'red', 'green'];
console.log(cores);
var indiceCorAtual = 0; // começa com blue
function desenhaCirculo(evento) {
var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
pincel.fillStyle = cores[indiceCorAtual];
console.log(pincel.fillStyle);
pincel.beginPath();
pincel.arc(x, y, 10, 0, 2 * 3.14);
pincel.fill();
console.log(x + ',' + y);
}
tela.onclick = desenhaCirculo;
function mudaCor() {
indiceCorAtual++;
console.log(indiceCorAtual);
if(indiceCorAtual >= cores.length) {
indiceCorAtual = 0; // volta para a primeira cor, azul
}
return false; // 01) para não exibir o menu padrão do canvas
}
tela.oncontextmenu = mudaCor; // 02)
/* IMPORTANTE
01) return false; => evita o menu contextual padrão do canvas ser exibido (trata-se de um menu branco com opções)
02) .oncontextmenu => associa a execução de uma função ao clique do botão direito do mouse.
*/
</script>