Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Melhoria da carreira SQL

De novo coisa errada na aula... No teste que fiz ltrim() funciona com um grupo de caracteres, e não excluindo por ordem... ' fel' exclui a mesma coisa que ' lef'. Recomendo uma atualização nesse curso, pois ja é a segunda vez nas 3 últimas aulas. OBS: sei que não é o lugar certo, mas não vou parar meu curso pra sugerir melhoria a aula sim aula não.

3 respostas

Oi Eduardo, fique curioso com o problema mas não consegui entender direito...

o LTRIM da palavra ' fel' deve sair sem os espaços em branco à esquerda, ou seja, 'fel', e o mesmo serve para o ' lef'. O mesmo princípio vale para o RTRIM.

Mas você poderia detalhar melhor? E sobre os outros problemas que você encontrou, é bom colocar aqui, assim o pessoal da Alura fica sabendo do problema encontrado, e o pessoal da comunidade pode ajudar a dar uma solução para isso também.

Minha explicação não foi exata mesmo, seguinte:

Na aula "06 - Transformar para maiúscula e minúscula" eu interpretei a explicação dos 7:25 como select ltrim(' felipe',' fel') from dual; resulta em ipe e a query select ltrim(' felipe','efl ') from dual; não faria o mesmo. Porém testando eu vi q faz o mesmo resultado, então a explicação do vídeo seria mais claro se estivesse como "para cada caractere da expressão a ser limpa a query procura se o mesmo existe no grupo de caracteres passados no segundo parâmetro, caso sim remove o caractere, caso não acaba a query". Talvez tenha sido na atualização, pois baixei uma versão mais nova do que estava no curso e só pensei isso depois. Ficou claro?

Outro erro é: o arquivo disponibilizado para o curso 3 é o mesmo que o do curso 4 e o erro está no do curso 3. Pode ser visto na própria estrutura da tabela quando é executado o comando desc funcionarios; no video, que não é a mesma que o disponível no início do curso.

Além disso as demais coisas que achei eu sugeri melhoria já.

solução!

Agora eu entendi, o melhor quando tem esses problemas é postar aqui para que ele tentem arrumar, se não no vídeo, pelo menos no texto, ou criar um exercício para deixar mais claro o assunto. Se for o caso realmente postar aqui para que algum professor possa deixar mais claro.

Bons estudos, e espero que não apareçam mais problemas.