Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
9
respostas

Medida Relativa REM

Minha dúvida é simples, em pleno 2018 posso usar a medida REM sem medo de ser feliz? Ou ainda vou estar podendo ir contra a acessibilidade de browser mais antigos. Abçs

9 respostas

use sem medo!!!

sempre que tiver dúvidas consulte esse site, você pode ver em todos os browser e versões que funciona,

https://caniuse.com/#search=rem

solução!

Oi Gabriel, tudo bem? Eu vou dizer que sim, mas essa questão sempre depende de quem você está suportando. Uma boa olhada no analytics dá uma ideia de quem tá acessando, quais versões de browsers e dispositivos.

Se tiver que suportar IE8, terá problemas. Se não. Corre pro abraço.

O Can I Use é um bom lugar pra checar essas coisinhas: https://caniuse.com/#search=rem

É bom então definir um font size em px e rem, para o site ser 100% acessível? No caso definir primeiro o font size em px e depois em Rem, assim ao entrar em browsers compatíveis com o Rem ele vai pular o px e se o browser não for compatível ele lê o px.

Não acho que precise disso. Como eu disse, se você precisar suportar IE8, use outra coisa. Outra coisa não quer dizer px, você pode usar porcentagens, assim você ainda mantêm a adaptabilidade. Mas você precisa ver, talvez você não tenha esse problema. Use REM sem medo.

É uma boa prática sempre definir um font-size no html e usar o REM baseado nele? ou é melhor sempre usar o font-size padrão do navegador?

Gabriel é bom definir o font size padrão... para evitar diferenças entre dispositivos e navegadores

Gabriel, se você definir um font-size padrão no HTML em px por exemplo, você vai ter problemas de acessibilidade. Alguns usuários mudam o tamanho da fonte padrão para leitura, se você mudar o tamanho da fonte do HTML em px, você vai estar tirando desse pessoal esse recurso.

A maior parte dos navegadores usa fonte em 16px, Chrome e Firefox até onde vi são assim. Safari deve seguir a mesma ideia do chrome junto com o Opera. Então, você pode considerar esse font-size para seus cálculos, ou pode aumentar com porcentagem para ter um número base mais fácil de calcular.

Algo como 125.25% vai transformar seus 16px em 20px.

A gente tenta fugir das diferenças padrões do navegador, mas isso nem sempre quer dizer que seja bom, não nos dias de hoje onde acessibilidade é um tema levado muito mais a sério do que anos atrás.

Wanderson, mas e se eu definir em porcentagem? por exemplo 120%, ele vai passar a ser 20% maior que o padrão do navegador, visto que o padrão é 100%. Mas pelo que eu estou percebendo fica mais fácil usar o padrão mesmo, é que os cálculos com 20px são mais fáceis que os com 16px!

É, isso muda de pessoa pra pessoa. Alguns gostam de levar em consideração os 16px, outros gostam de aumentar esse valor pra 20px. Lembrando que isso é o valor final, afinal, tudo vira px depois de interpretado pelo navegador.

Fique a vontade pra definir um tamanho no HTML, mas não defina em px.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software