Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Média de horas que não me retorne um resultado em format Texto

Veja se alguém consegue me ajudar por favor:

consegui criar essa medida que já me entrega o que preciso, porem não consigo utiliza-la em visuais de gráficos, apenas em tabelas.

Media_time = 
VAR MED_JORNADA = AVERAGEX(INI_JORNADA_Acum, INI_JORNADA_Acum[INICIO_ATIVIDADE])
VAR Horas = HOUR(MED_JORNADA)
VAR Minutos = MINUTE(MED_JORNADA)
RETURN 
    IF(
        MED_JORNADA = 0,
        "",
        FORMAT(Horas, "00") & ":" & FORMAT(Minutos, "00")
    )

Ja tentei mudar o format para valor mas para os resultados como 09:02 me retora como 00:92.

2 respostas
solução!

Oi William, tudo bem?

O comportamento que você encontrou é esperado no Power BI. Quando usamos a função FORMAT no DAX, o resultado da medida passa a ser texto. Esse tipo de dado até aparece em tabelas, mas não pode ser agregado nem exibido em eixos de gráficos, geralmente o Power BI joga a medida para Dicas de ferramenta automaticamente.

Segundo a documentação, o Power BI não suporta medidas no formato “Time” diretamente em gráficos.

Para gráficos, uma saída é trabalhar com valores numéricos (decimais) que representem a hora, e depois aplicar formatação.

Uma alternativa seria criar a medida em formato decimal, algo assim:

Media_time_decimal :=
VAR Med = AVERAGEX(Atividades, Atividades[INICIO_ATIVIDADE])
RETURN IF(ISBLANK(Med), BLANK(), HOUR(Med) + MINUTE(Med)/60)
  • Essa medida retorna, por exemplo, 8,5 para 08h30.
  • Você pode usá-la em gráficos normalmente.
  • No eixo ou rótulos, formate para mostrar em hh:mm (personalizando como [hh]:mm se quiser permitir valores acima de 24h).

Se quiser exibir a hora “bonita” (09:02, 10:15 etc.), use a versão com FORMAT em tabelas e cartões. Mas para gráficos, a medida decimal é o que funciona.

Nota: Como não tenho acesso direto ao seu projeto, pode ser necessário realizar pequenas adaptações no código ou nos ajustes de configuração para que funcione corretamente no seu caso específico.

Espero ter esclarecido.

Qualquer dúvida que surgir, compartilhe no fórum. Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Muito Obrigado Monalisa Meyrelle

Me ajudou sim porém parcialmente, mas já consegui melhorar o visual do meu Relatório.
fiz uma junção da sua medida com a minha pois tive que alterar o rotulo de dados para a minha medida, e utilizei a sua como base para a métrica do eixo Y.

situação antes e após a aplicação da medida
Mais uma vez Obrigado.