Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

max-width

Opa tudo bom? o professor deu uma sugestão, eu fui testa-lá e não achei muito legal, ele quis dar só um exemplo mais o menos antes de ir para media query?

HTML:

<!DOCTYPE html>
<html lang="en">

<head>
    <meta charset="UTF-8">
    <meta name="viewport" content="width=device-width, initial-scale=1.0">
    <title>Document</title>
    <link rel="stylesheet" href="css/exercicios.css">
</head>

<body>
    <div class="painel">Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit. Nulla architecto soluta quis laudantium deleniti, quibusdam numquam vel alias aspernatur ullam obcaecati blanditiis consectetur repellat qui voluptatum provident nihil nam dolorum?</div>
    <div class="painel">Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit. Nulla architecto soluta quis laudantium deleniti, quibusdam numquam vel alias aspernatur ullam obcaecati blanditiis consectetur repellat qui voluptatum provident nihil nam dolorum?</div>
</body>

</html>

CSS:

.painel{
    box-sizing: border-box;
    border: 1px solid red;

width: 50%;
    min-width: 250px;

display: inline-block;
    vertical-align: top;
}

Não entendi o porque do vertical align: top;

E quando o layout chega a 500px ele quebra e fica 249px em branco, até ai tudo bem, mas é feio ficar 249px em branco, eu sei que da pra resolver isso com media query, porem eu queria saber se o professor só quis dar um exemplo de mais o menos como funciona, ou se isso que ele passou realmente se aplica a web design responsivo, e se sim, alguem teria um exemplo? onde não deixasse espaços em branco na tela do usuário.

3 respostas

Boa noite Nícolas. Acredito que ele tenha apenas colocado um exemplo de adaptação de um elemento em diferentes resoluções. Testando o teu código vi que o mínimo de 250px se ajusta na menor resolução possível do navegador. Se você colocar acima disso ele já mostra uma barra de rolagem no rodapé do navegador.

Então, mas esse exemplo não se adapta a diferentes resoluções, a partir de 500px ele quebra e fica 250px de conteúdo e 249px de tela branca.

Desculpa se eu estou sendo chato, é que pra mim todo conhecimento é válido.

solução!

O comportamento está sendo esse porque a largura do conteúdo está 50%. Se você colocar um float:left, por exemplo, a div irá se ajustar do lado da outra e se adaptar de acordo com a resolução.