3
respostas

mas caso eu queira imprimir o "0" zero apos a virgura para sair 1200.40, como eu faço?

Console.WriteLine("Executando o projeto 3"); double salario; salario = 1200.40; Console.WriteLine("O salario atual é: " + salario);

3 respostas

Olá, Fábio. Tudo bom?

O tipo double possui um método chamado ToString e quando passamos para ele um argumento com o formato que queremos (como "0.00") recebemos de volta seu valor em uma string formatada.

Se você quer uma representação de texto com 2 casas decimais, pode usar o código abaixo:

double salario = 1200.4;
string salarioFormatado = salario.ToString("0.00");
Console.WriteLine("Salário é: R$ " + salarioFormatado);

Resolvi sua dúvida? O que você acha?

Abs.

(Fiz um post duplo sem querer)

Um complemento à resposta do professor: O método ToString() do tipo double pode ser passado formatação manual como demonstrado, ou formatos pré-existentes. Por exemplo, ToString("C2") transforma o número double em uma string com formatação monetária de acordo com a CultureInfo da aplicação (professor me corrija haha). Então se a Culture estiver como pt-BR, o código

double valor = 1200.40;
valor.ToString("C2");

resulta em R$ 1.200,40. Se a Culture estiver em en-US, americana, o resultado muda, pois americanos usam pontos no lugar de vírgulas, e o resultado seria $1,200.40.

Já o formato "F2" formata apenas o número de casas decimais, sendo o 2 o número de casas:

double valor = 1200.40;
valor.ToString("F2");

resulta em 1200,40.

Você pode conferir o site da microsoft sobre o método Double.ToString() para conferir todos os formatos do método.

Espero ter ajudado.