Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
7
respostas

Margin top,

Alguém poderia me ajudar a entender porque não consigo configurar as margens top da classe numero-100

<!DOCTYPE html>
<html lang="en">
<head>
    <meta charset="UTF-8">
    <title>ERROS</title>


    <!--  INICIO DO ESTILO CSS -->

    <style>
        html, body {
            margin: 0;
            padding: 0;
            height: 100%;
        }

        header{
            background-color: #CCC;
            margin: 0;
            height: 25%;
            box-shadow: 2px 2px 3px rgba(0, 0, 0,.5);
        }

        .numero-100 {
            color: #900;
            font-size: 60px;
            margin-top: 600px;
            margin-left: 50px;
        }

    </style>

    <!--  FIM DO ESTILO CSS -->
</head>
<body>
    <header>
        <div>
            <span class="numero-100">100</span>
        </div>
    </header>
</body>
</html>
7 respostas

Olá Flávio, tudo bem?

Isso ocorre porque o elemento span é do tipo inline e aeitaria as margins no sentido horizontal. Os elementos como div e psão do tipo block e aceitaria as margins em todos os sentidos.

Para poder resolver isso, sugiro dispor seu elemento span como inline-block. Tente alterar seu css para:

.numero-100 {
            color: #900;
            font-size: 60px;
            margin-top: 600px;
            margin-left: 50px;
        display:inline-block;
        }

Espero que funcione!

Abs

Rafael, esse problema foi resolvido, obrigado.

Agora eu estou com outro problema (°-°).

Não consigo usar a (margem: 0 auto), para centralizar o elemento na vertical.

Desculpa, mas outra coisa, Estou com outra dúvida, estou colocando medidas para deixar o cabecalho se ajustando com porcentagem, como deixar a fonte também se ajustando conforme a tela for se ajustando, tipo em uma resolução muito auta o elemento sempre manter a proporção, pois estou desenhando uma tela de saída de um aplicativo e gostaria que todos os elementos incluindo os textos também se ajustassem exatamente a porcentagem do tamanho da tela.

(º~º)

Olá Flávio,

Nesse caso, você poderia colocar uma div envolvendo a span e colocar uma classe container. Nessa classe container, você colocaria o tamanho do container, a medida poderia ser em pixel ou %, a vantagem de usar % seria o vínculo criado com o elemento pai. Dessa forma, se o elemento pai variar, os elementos filhos mudarão proporcionalmente a % estipulada.

Por exemplo:

    <header>
        <div class="container">
            <span class="numero-100">100</span>
        </div>
    </header>
.container {
    width:85%;
    margin:0 auto;
}

Com relação as medidas, é possível estabelecer esse vínculo com o elemento pai através da medida em, dessa forma ao alterar um elemento pai, isso poderá ser refletido para os elementos filhos.

Segue post no blog da caelum falando mais a respeito: http://blog.caelum.com.br/porque-usar-em-no-seu-css-hoje-em-dia/

Espero ter ajudado!

Abs

Funcionou quando o alinhamento foi para a horizontal (margin: 0 auto;), quando quis colocar centralizado na vertical não rolou (margin: auto 0;)

e gostaria que o tamanho da fonte dependesse da resolução não do tamanho de uma fonte mestre

solução!

Eu parei de tentar fazer com span e comecei a usar divs