Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Margin do copyright

Bom dia. Tentei centralizar o texto do copyright usando margin: auto ,ou seja, automatico para todos os lados. Porém não funcionou pro lado direito e esquerdo e só para cima e pra baixo, porque?

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Na verdade analisando aqui verifiquei que se eu tirar o margin, não faz diferença, pois não era ele que estava centralizando, mas o padding de 40px pra cima e pra baixo que definimos no footer, se tirar isso fica o texto espremido:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Como faz pra alinha no centro na vertical e horizontal usando margin auto pra esse caso?

3 respostas
solução!

Olá Karolina, boa noite!

*Resolução do Problema: *

O problema relatado por você é de que o texto não esta centralizando mesmo ao colocar a propriedade "margin: auto".

*Resolvendo o Problema: *

Não se usa a propriedade "margin" para centralizar o texto. Há uma propriedade especifica para isso que é a "text-align", alguns dos seus valores são:

• left; (é para alinhar o texto na esquerda)
  • center; (é para alinhar o texto no meio)
  • right; (é para alinhar o texto na direita)

Então use a propriedade "text-align: center" em vez do "margin"

*Conclusão: *

Usa-se o valor "auto" do "margin" para alinhar elementos só na horizontal, se você usa ele assim "margin:auto" não vai funcionar, porque ele não aplica esse valor na vertical. O correto é usar desse jeito: "margin: 0 auto", assim ele vai definir 0 de margin em cima e em baixo, mas vai aplicar valores igual na esquerda e na direita de acordo com o espaço disponível.

*Despedida: *

tenha um bom estudo!!!

Se a margin é só na horizontal, porque ela possui a propriedade auto para vertical tambem?

Olá Karoline, boa tarde!!

*Conclusão: *

Eu não sei porque ela possui o valor auto na vertical, mas o que eu sei é que eu nunca vi ela funciona. Talvez porque a altura em um elemento não tem o mesmo resultado que sua largura (em elementos de bloco), que ocupam 100% do tamanho do elemento pai por padrão. Portanto, a altura nos elementos são referentes ao tamanho do seu conteúdo, ou seja, sem o css, o que defini o tamanho de altura de um elemento é seu conteúdo, fazendo com que a altura de um elemento pai seja o tamanho do seu elemento filho (mas levando em conta o tamanho de um elemento sem o css, pois você pode adicionar um padding ao elemento pai e acaba que a sua altura seja maior que a do seu filho). Desse modo não vai haver espaço disponível na altura do elemento pai e sera um calculo variável, pois o que defini a altura de um elemento é o seu conteúdo.

Mas mesmo colocando uma altura fixa no elemento pai e acrescentando uma altura fixa e o "margin: auto" para centralizar na vertical o elemento filho, ele ainda não funciona. Por fim, eu não sei exatamente do porque ele tem esse valor e porque não funciona, mas existe outras propriedades que centralizam um elemento na vertical.

Tenha um bom estudo!!