3
respostas

Manter ou não manter o console.log ?

Qual a diferença entre manter e não manter o console.log (x + ' , ' + y); ??? O que isso poderia me ajudar o prejudicar? Ví que o resultado final é o mesmo, portanto surgiu a dúvida. Fico no aguardo. Obrigado!

3 respostas

Cara,

Na minha opinião, para projetos profissionais, não se deve manter o console.log. Ele tem impacto na performance da aplicação. A não ser que você realmente precise dele. Geralmente isso não é um grande problema. Mas pode ser que pessoas externas fiquem acompanhando esses logs e, por mais que possa parecer irrelevante que ela acompanhe, não passa uma imagem profissional. Parece que ficou lixo no código e ninguém se deu ao trabalho de organizá-lo.

Mas, por outro lado, para fins didáticos, não faz sentido tirar.

Espero ter ajudado em sua dúvida.

Até.

Bom dia Giuliano,

Eu acredito que o console.log é muito útil para ajudar no debug. Quando você está desenvolvendo algo ainda, ele pode ser muito útil para enquanto estiver no navegador testando, rapidamente conseguir ver os valores de objetos.

Contudo, é uma boa prática uma vez que o código está estável e funcional, remover todos os console.log, afinal seriam instruções que estariam sendo processadas sem real necessidade do ponto de vista do negócio. Ai se for precisar fazer mais coisas neste código e surgir a necessidade, adicione novos console.log, porém é bom lembrar de remover todos antes de publicar a aplicação em ambiente de produção.

Para fins didáticos, se precisa colocar uma observação no código, creio que comentários ajudam mais. Além do que eles não são instruções processadas. Falando de JavaScript, como o código é visualizável no navegador, para fins de código que vai para Produção, também não é legal ter comentários. Há outros meios de documentação.

Então eu recomendo em seus códigos de estudos, usar console.log enquanto desenvolve para debugar, depois remover. Se quiser documentar algo adicione comentários.

Em códigos que irão para produção, adicione console.log só durante a fase de desenvolvimento para auxiliar no trabalho, depois remova tudo antes de colocar no ar.

Abraços.

O console.log não vai prejudicar, ele existe para que você como desenvolvedor consiga escrutinar valores de variáveis para saber se o resultado do seu código é previsível.

Você pode remove-lo se assim desejar meu aluno.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software