1
resposta

LTS, Stable e multiplas versões não é algo exclusivo do universo do kernel Linux.

Atualmente você pode usar a versão desde da 4.9.x LTS até a 5.18.8 stable ou afins para fazer diversos tipo de distros voltadas para públicos específicos, por exemplo, o Ubuntu Server 22.04 usa o Kernel 5.4.x LTS e o Ubuntu 22.04 usa o 5.15.x LTS

E isso não é incomum de acontecer no Windows NT também, que possui uma fragmentação ainda maior: Windows Insider, Current Branch, Current Branch for Business, Long-Term Servicing Channel (LTSC) e essas fragmentações conseguem se dividir entre: Home, Pro, Pro Education, Pro for Wokstations, Education, Enterprise, IoT Enterprise. (Sem falar do Windows Embedded)

E todas versões possuem um ritimo próprio de atualizações podendo ou não ocorrerem juntas, com recursos específicos ou não. Por exemplo, a versão com Codename 21H2 LTSC para o IoT Enterprise vai ter suporte até 13 de Janeiro de 2032, enquanto o "Current Branch" vai até 2023 e o "Current Branch for Business" vai até 2024.

A diferença no Kernel Linux é que o Kernel oficial e mantido no kernel.org tem 6 versões de longterm

Veja a diferença entre a quantidade de Kernels mantidos-> Windows NT:

https://endoflife.date/windowsserver

https://endoflife.date/windowsembedded

https://endoflife.date/windows

Linux:

https://endoflife.date/linux

Fiz esse comentário só pq achei estranho a didática, dando a entender que "Apenas o kernel Linux tem fragmentações entre longterm e stable"

1 resposta

Olá, Rui. Tudo bem?

Obrigado e parabéns pelo conhecimento compartilhado aqui conosco.

Bons estudos.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software