3
respostas

loop for <=

Boa tarde, eu já vi que tem outros tópcos aqui falando sobre o assunto, e até já entendi aonde pq aparece um erro mesmo dando tudo "certo", porem ainda não me ficou claro quando no futuro eu uso

for( var i = 0 ; i<= XX.length ; i++){

ou quando devo usar só

for( var i = 0 ; i< XX.length ; i++){

no loop, tem alguma lógica mais pratica??

Pois no curso de lógica de programação utilizamos <=

3 respostas

Olá Victor, tudo bem com você?

Isso vai depender do que estamos querendo:

Vamos supor que temos um array da seguinte maneira:

var array =  [ 1, 2, 3, 4, 5, 6]

Aqui temos que array.lengthé igual a 6 elementos

E ai temos as duas opções

for( var i = 0 ; i<= XX.length ; i++){

Dessa maneira estamos falando: " A variável i começa em 0 e vai até que i seja menor ou igual que array.length"

Ou seja iremos ter os seguintes valores para i: 1, 2, 3, 4, 5, 6

for( var i = 0 ; i< XX.length ; i++){

Aqui já mudamos para: " A variável i começa em 0 e vai até que i seja menor que array.length"

Dessa forma teremos que i: 1, 2, 3, 4, 5, pois quando chegar i = 6 teremos que é falso 6 < 6

Agora temos um ponto importante, vamos supor que queremos visualizar os elementos do array da primeira maneira utilizando o <=, então:

for( var i = 0; i <= array.length; i++){
    console.log(array[i])
}

Aqui teremos um problema pois iremos fazer:

• array[6] e isso não existe ( pois lembre que array começam na posição 0), então provavelmente teríamos um erro:)

agora utilizando apenas o < teremos o fluxo correto, pois o array vai de 0 até a posição 5!

Conseguiu Compreender?

Abraços e Bons Estudos!

Boa tarde, eu acho que entendi, o raciocínio se eu for utilizar o loop em um array o certo é eu colocar < pois se for gerar o console.log vou ter esse erro de uma "variavel" sobrando

for( var i = 0; i < array.length; i++){
    console.log(array[i])
}

porem se eu tiver que chegar até um numero desejado que não é um array

for( var i = 1; i <= 100; i++){
    console.log(i)
}

eu teria que usar o <= igual, pois se usar só o < eu chegaria em 99 não em cem, acho que era essa minha duvida mesmo, quando usar um e quando usar o outro.

muito obrigado

Opa Victor!

Pegou a ideia direitinho :)

Abraços!!