Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Terminal (Tag "git" não funciona)

Boa noite!

Referente a imagem: https://imgur.com/a/U0u2WZS

Eu tenho ja instalado o GitHub, porem o Terminal não o encontra ao escrever "git".
consegue me ajudar?

Utilizo Windows, codifico no VScodium.

1 resposta
solução!

Oi, Brayam! Tudo bem?

Quando o terminal diz que o termo "git" não é reconhecido, significa que o sistema operacional não sabe onde o programa de linha de comando está instalado. Isso geralmente acontece por dois motivos: ou você instalou apenas a interface gráfica (como o GitHub Desktop) e não o Git em si, ou o caminho do programa não foi adicionado nas "Variáveis de Ambiente" do seu computador.

Para resolver isso de forma rápida, siga esses passos práticos:

1. Instale o Git oficial: Acesse o site oficial em git-scm.com e baixe a versão para Windows. Durante a instalação, você pode deixar todas as opções padrão (basta ir clicando em "Next"). A instalação padrão já se encarrega de configurar o caminho correto no sistema para você.
  2. Reinicie o seu VSCodium: Se você já tinha o Git instalado ou acabou de fazer a instalação, feche o seu editor de código completamente e abra novamente. O terminal integrado precisa ser reiniciado para conseguir carregar e reconhecer os novos comandos instalados no sistema.
  3. Configure as Variáveis de Ambiente (caso ainda não funcione): Se os passos acima não resolverem, pesquise no menu Iniciar do Windows por "Editar as variáveis de ambiente do sistema". Na janela que abrir, clique em "Variáveis de Ambiente", procure pela variável "Path" e adicione o caminho da pasta onde o Git foi instalado (normalmente é C:\Program Files\Git\cmd).

Se quiser mergulhar um pouco mais nesse universo e entender a diferença entre a ferramenta de linha de comando e as plataformas em nuvem, recomendo a leitura deste artigo super bacana da Alura: O que é Git e Github?.

Testa essas dicas e veja se o comando git --version passa a funcionar no seu terminal. Qualquer coisa, é só avisar!

Bons estudos!

Sucesso

Imagem da comunidade