Como eu faria para adicionar esse {logs: false} no exercício da aula anterior?
Como eu faria para adicionar esse {logs: false} no exercício da aula anterior?
Oii, como você está?
Peço desculpas pela demora em obter um retorno.
A opção log: false
é responsável por limpar o Log de Comandos na interface gráfica. O painel de log de comandos é mostrado abaixo, destacado em vermelho:
Através desse painel, caso a opção de log
seja verdadeira - que por padrão é, conseguiremos visualizar a senha do usuário cadastrado. Na imagem abaixo, é possível ver a senha do usuário "Léia", que é "general":
Porém, caso adicionemos a opção log: false
junto ao parâmetro type
, que é responsável por digitar a senha no navegador, a senha não aparecerá nos logs da interface. Sendo assim, no arquivo alurapic.spec.js
, no teste registra novo usuário
, adicione o parâmetro log:false
, como mostro abaixo:
cy.get('input[formcontrolname="password"').type(usuario.password, {log: false });
Após isso, execute o comando npm run test
e observe que a senha não aparecerá nos logs da interface, como mostro abaixo:
Essa funcionalidade é importante para evitar a exposição de dados sensíveis.
Caso queira se aprofundar em relação aos parâmetros do Cypress, deixo como recomendação a leitura da documentação da ferramenta:
O conteúdo recomendado acima está em inglês, mas vale ressaltar que o uso da língua inglesa é bem comum na área de tecnologia, porém não se preocupe, caso não tenha afinidade com essa linguagem recomendo que utilize o tradutor do navegador para uma melhor compressão.
Qualquer dúvida fico à disposição.
Abraços e bons estudos!
Eu tive essa dúvida, isso porquê primeiro é pedido no exercício antes mesmo da explicação do vídeo/conteúdo da aula.
Oii Guilherme, tudo bem?
Em alguns exercícios aqui da Alura, temos como objetivo instigar a curiosidade e pesquisa dos alunos, que na área da tecnologia será extremamente importante, pois, a todo momento temos que aprender algo novo e além disso, fazer do Google nosso maior aliado. Mas fique tranquilo, a instrutora falará mais a fundo a respeito dessa funcionalidade {log: false}
ao longo da aula 5 no capítulo Boas práticas de escrita, no minuto 4:50 a 7:40. E em caso de dúvidas a respeito dessa funcionalidade, na execução do passo a passo ou demais dúvidas, estou à disposição para te ajudar, basta abrir um novo tópico para que eu possa te auxiliar de modo direto e assertivo.
Grande abraço!