Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Local do raise no código

Em se tratando de legibilidade, não concordo com o raise LanceInvalido no local onde ele foi colocado, ao final do vídeo. Vejam: As respostas esperadas das funções criadas para simplificar o if é se a condição é verdadeira ou falsa. Portanto, ser falsa é uma resposta esperada da função. Lançar uma exceção ali é como se a resposta gerada fosse uma resposta inesperada. A meu ver deveria mesmo retornar falso e o if lá da função test_ decidiria o que fazer com esse valor, onde uma das opções seria lançar a exceção LanceInvalido.

1 resposta
solução!

É quase uma questão de escolha.

Eu não fiz esse treinamento, porém "raise" é utilizado para tratar situações não previstas, ou seja, se o FALSE não deveria existir em situação alguma, faria sentido colocar o raise pois é uma situação não prevista que ou é consequência de informações anteriores que vieram erradas ou porque sua lógica não previa todas possíveis situações. Se você trata o FALSE dentro da função é porque você considera que isso é esperado e seu código sabe o que fazer na sequência (que foi o que você escreveu).

Nos meus códigos eu faço a análise: eu consigo chegar ao fim do código, dentro dos parâmetros esperados, com essas respostas? Se sim, trato via IFs, caso eu não consiga eu precise analisar o caso, então eu trato via raise, pois significa que meu código não é capaz de cumprir sua missão sozinho.

Abs!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software