1
resposta

Linguagens compiladas e interpretadas

Conforme pesquisa, linguagens C e C++ são compiladas estaticamente, portanto seus códigos fontes são transformados diretamente em linguagem de máquina, enquanto linguagens como Java, C# e Python são interpretadas e seus códigos fontes transformados em uma linguagem intermediária.

Meu projeto de Tcc do curso Técnico de Eletrônica foi em C++, utilizei o arduino para fazer o protótipo, também já estudei lógica de programação com Python, mas antes desta aula não tinha conhecimento sobre linguagem compilada e interpretada.

1 resposta

Linguagens compiladas

As linguagens compiladas são convertidas diretamente na máquina em um código de máquina que o processador pode executar. Como resultado, elas tendem a ser mais rápidas e mais eficientes em sua execução do que as linguagens interpretadas. Elas também dão ao desenvolvedor mais controle sobre alguns aspectos do hardware, como o gerenciamento da memória e o uso da CPU.

As linguagens compiladas necessitam de uma etapa de "build" (montagem) – elas precisam, primeiramente, ser compiladas manualmente. Você precisa "remontar" o programa sempre que precisar fazer uma alteração. Em nosso exemplo do molho, toda a tradução já está escrita antes de chegar até você. Se o autor original decidir usar um tipo diferente de óleo de oliva, a receita inteira precisaria ser traduzida novamente e reenviada a você.

Exemplos de linguagens compiladas puras são o C, o C++, o Erlang, o Haskell, o Rust e o Go. Linguagens interpretadas

Os interpretadores passam por um programa linha por linha e executam cada comando. Aqui, se o autor decidir que quer usar um tipo diferente de óleo de oliva, só precisaria remover o antigo e adicionar o novo. Seu amigo tradutor poderia informar isso a você quando a mudança acontecesse.

Linguagens interpretadas, antigamente, eram significativamente mais lentas do que as linguagens compiladas. Porém, com o desenvolvimento da compilação just-in-time, essa distância vem diminuindo.

Exemplos de linguagens interpretadas comuns são o PHP, o Ruby, o Python e o JavaScript.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software