Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

LIBRAS (língua x linguagem)

O tutor menciona no vídeo, em 2min25seg, o uso da tecnologia para reconhecimento de sinais. Mas menciona equivocadamente o termo "linguagem de sinais". Gostaria de deixar consignado que a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) é uma língua (e não uma linguagem) de natureza visual-motora, possuindo estrutura gramatical própria (logo não é uma mímica ou tradução do português). Linguagem é o ato da comunicação, o mecanismo que nós utilizamos para repassar uma mensagem podendo ser verbal quando escrita ou falada e não-verbal. Língua, como diz o dicionário Aurélio, é o conjunto de palavras e expressões usados por um povo. É o conjunto de regras de sua gramática. A língua é normativa, segue regras, tem sua estrutura segue um sistema. Logo, a LIBRAS é a língua natural das pessoas surdas nascidas no Brasil. Além disso, foi reconhecida como a segunda língua oficial do Brasil através da Lei 10.436/2002.

2 respostas

Complementando, gostaria ainda de deixar registrado que o vídeo menciona ainda que "a tecnologia visa a inclusão de portadores de deficiência" (2:38min). Desde o dia 03 de novembro de 2010, que o termo “Pessoa portadora de Deficiência” foi substituído, segundo o que confirmava a tendência mundial, por “Pessoa com Deficiência” (Portaria da Presidência da República – Secretaria de Direitos Humanos, Nº 2.344, de 3 de novembro de 2010). O termo PNE foi alterado porque a deficiência não se porta, não é um objeto, a pessoa tem uma deficiência, faz parte dela. O termo recomendado hoje é a sigla PcD, que significa “pessoa com deficiência” ou “pessoas com deficiência”.

solução!

Oi Marcelo,

Você tem razão. Vamos ver a possibilidade da regravação e correção dessas partes, ok?

Abcs!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software