1
resposta

Levantamentos de requisitos e subprocessos

Nos levamentos de requisitos quais são os pontes fortes que devemos nos centrar? O subprocesso só é usada para venda agregada ou em situações de venda agregada, senão, quais outras formas de implementar ele?

1 resposta

Olá, Globalsys! Tudo bem?

Para o levantamento de requisitos, devemos nos centrar principalmente no que o cliente deseja ou acredita que seja necessário. Também é essencial levar em conta as regras do negócio e pensar em todos os processos que o compõe. Assim, é fundamental garantir uma boa comunicação com o cliente (usuário final) e ter uma visão completa do processo que será mapeado. Neste link, você encontra um pouco sobre os tipos de requisitos existentes e algumas técnicas para seu levantamento.

Quanto aos subprocessos, existem diversos tipos e eles podem ser utilizados em várias outras situações além de vendas agregadas, que foi o exemplo da aula. Outros exemplos típicos de subprocessos a serem mencionados são os de eventos e os de loop:

  • O subprocesso de evento é aquele acionado por gatilhos, que podem interromper o fluxo principal ou iniciar um fluxo paralelo. Poderíamos utilizar este subprocesso na livraria se quiséssemos, por exemplo, fazer alguma validação de informações do pedido antes de finalizá-lo e lançá-lo no sistema.

  • Já o subprocesso em loop é aquele que irá executar determinada sequência de tarefas até que seja cumprida uma condição

Neste link você pode conferir outros tipos e exemplos de aplicação de subprocessos. Para mais informações sobre a notação e os tipos de subprocessos vale a pena dar uma conferida no BPMN Quick Guide.

Espero ter esclarecido um pouco a questão :)

Qualquer dúvida estamos à disposição, tanto aqui no fórum quanto em nosso canal do Discord.

Abraços e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software