2
respostas

Lentidão na página!

Eu sei que fica mais organizado você separar as funções por arquivos no JS. Só que a velocidade de processamento da página não fica lenta?

2 respostas

Olá, Maxwell! Tudo bem?

Realmente, mais arquivos JS podem prejudicar a performance de uma página. E aí temos algo bem interessante, que são os ambientes em que a aplicação roda, e suas diferentes necessidades.

Resumidamente, em desenvolvimento, o ideal é ter vários arquivos divididos, e quando o código está no ar, esses arquivos serem comprimidos em apenas um.

Mas, no dia a dia, você vai desenvolver sempre em arquivos separados. Isso ocorre porque facilita a leitura e a navegação pelo código, principalmente quando trabalhando em equipes.

Para isso, hoje existem soluções que resolvem essa situação para você. Essas ferramentas criam um código secundário, que será usado em produção, devidamente performático, sem que você perca seus códigos organizados para leitura e escrita. Você desenvolve em alguns arquivos, e a aplicação roda outro arquivo, já comprimido.

Sugiro que você siga seus estudos de JavaScript, continuando com as boas práticas, e eventualmente você vai encontrar aqui na Alura sobre essas soluções que eu citei. Mas pode matar a curiosidade dando uma olhada nesse curso de Webpack da Alura.

Qualquer coisa, estamos à disposição. Bons estudos!

Conforme dito pelo Leo ! É bem isso mesmo...

Quando iniciar seus estudos sobre essa parte de minificação e organização de arquivos para perfomance, automação etc. Se vc vai ouvir o nome de muitas ferramentas, algumas q fazem a mesma coisa outras nem tanto ! mas é ideal vc ter uma preocupação em entender oq é cada uma isoladamente ... Essa parte da confusão ! kkkkk

Boa sorte nos estudos, e confere os cursos de perfomance de web e de http

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software