Minha dúvida é referente ao método Kanban, que utiliza o quadro com as 5 etapas de evolução das tarefas.
O Kanban, assim como o Scrum, preza a multidisciplinaridade, fazendo com que as pessoas da equipe possam trabalhar em qualquer uma das 5 etapas, porém no meu ambiente de trabalho sinto um pouco de dificuldade quanto a isso, visto que várias destas etapas demandam conhecimentos específicos, por exemplo: ferramentas de prototipação, ou ferramentas de desenvolvimento e ferramentas de testes.
Ao longo do tempo, é natural que as pessoas se especializem nestas ferramentas e o fluxo de trabalho se molde automaticamente (sem esforço, por inércia) ao modelo de cascata pois as pessoas que vão adquirindo o conhecimento nas ferramentas específicas, vão se prendendo às etapas que possuem mais conhecimento.
Ao mesmo tempo que isso fere algumas premissas das metodologias ágeis, é difícil evitar pois além de ser o caminho natural (ou seja, para evitar esse comportamento, deve ser despender esforço), esse tipo de comportamento ajuda a equipe pois conforme as pessoas vão adquirindo esse conhecimento em etapas específicas, a qualidade (e o prazo) dessas entregas vão aumentando justamente por essa especialização, faz com que o esforço da multidisciplinaridade seja contraintuitivo, visto que diminui a qualidade e o prazo de entrega.
Fiquei com essa dúvida e gostaria de discutir este tópico e ver ler outras visões a respeito.