Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

JSLT causa erro 500

Após assistir a aula apliquei o que foi passado, baixei o jar do jstl e adicionei no diretório lib. Após isso toda aplicação parou, ao chamar pagina no navegador recebo retorno erro 500 Internal Server Error. Estou usando Tomcat versão 10.0.5.

4 respostas

Oie Daniel, tudo bem contigo?

Talvez seja um problema relacionado ao cache do projeto no Eclipse ou do Tomcat, as vezes quando você adiciona uma biblioteca nova isso pode acabar acontecendo, por isso é necessário dar um "clear" as vezes.

Limpar cache do Eclipse:

  • Na parte superior, no menu, selecione o "Project" -> Clique em "Clean" -> Selecione o projeto que deseja "limpar" e clique em "Clean".

Foto mostrando  aonde clicar para limpar o projeto

Foto mostrando aba que limpa o projeto

Limpar cache do Tomcat:

  • Na parte inferior, na aba servers -> Selecione o "Tomcat" -> Clique com o botão direito do mouse -> Clique em "Clear". -> Clique em "Ok".

Foto mostrando como limpar o Tomcat

Caso nenhuma dessas soluções funcione, vou precisar de mais algumas informações para resolver seu problema:

  • Qual erro aparece no console do eclipse? Se puder enviar um print.
  • O eclipse indica algum erro em algum lugar do projeto?

Aguardo uma reposta! :)

Bons estudos!

Ola Igor, obrigado pela ajuda. Fiz o procedimento que você indicou porem permanece com o mesmo erro. Vi que exitem varias reclamações quando a esse erro. Parece uma incompatibilidade entre o Jakarta e Javax. Segue o erro que recebo. Estou usando o TomCat 10.0.4.

HTTP Status 500 – Internal Server Error

Type Exception Report Message java.lang.NoClassDefFoundError: javax/servlet/jsp/tagext/TagLibraryValidator Description The server encountered an unexpected condition that prevented it from fulfilling the request. Exception jakarta.servlet.ServletException: java.lang.NoClassDefFoundError: javax/servlet/jsp/tagext/TagLibraryValidator org.apache.jasper.servlet.JspServlet.service(JspServlet.java:332) jakarta.servlet.http.HttpServlet.service(HttpServlet.java:770) org.apache.tomcat.websocket.server.WsFilter.doFilter(WsFilter.java:53)

Igor consegui resolver baixando o TomCat 9 e refatorando o código para usar Javax. Teria que deixar uma massagem no curso para usar o TomCat versão 9, a versão 10 não ira funcionar pois usa Jakarta. Obrigado pela ajuda e segue a dica usar TomCat 9.

solução!

Oie Daniel

Fico feliz que tenha conseguido! Realmente esse erro acontece quando você usa uma versão superior do Tomcat que o JSTL não suporta.

Qualquer outro problema fico a disposição!

Bons estudos ! :)

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software