minha proposta para uma jornada de sucesso do cliente personalizada, utilizando IA para otimizar comunicação, ofertas e engajamento:
Primeiro, defino quatro perfis de clientes com base em dados e feedbacks. Cliente Novo é aquele que acabou de fechar um contrato e precisa de um bom onboarding. Cliente Frequente já utiliza nossos serviços regularmente e pode estar pronto para um upsell ou melhoria na experiência. Cliente Inativo mostrou desengajamento, como não abrir e-mails ou diminuir interações. Cliente Upsell demonstra interesse por serviços complementares e pode ser uma ótima oportunidade para aumentar seu investimento.
Para cada perfil, crio um fluxo de ações. No caso do Cliente Novo, envio um e-mail de boas-vindas com um guia sobre nossos serviços e um convite para uma reunião de alinhamento. Cliente Frequente recebe sugestões de upgrades ou otimizações com base em suas necessidades. Cliente Inativo recebe um e-mail de reativação, destacando os benefícios do serviço e oferecendo um incentivo exclusivo para retomar contato. Cliente Upsell recebe ofertas de produtos ou serviços complementares que agregam valor ao que já usa.
Utilizo uma ferramenta de IA para personalizar as mensagens. A IA me ajuda a gerar textos persuasivos e segmentados, garantindo que cada perfil receba comunicações relevantes e atraentes. Também adapto a abordagem para aumentar a taxa de conversão em cada etapa.
Depois de criar os fluxos e mensagens, configuro as automações no CRM para que as ações sejam disparadas conforme os critérios de cada perfil. Monitoro indicadores como taxa de abertura de e-mails, engajamento com ofertas e feedbacks de satisfação.
Com base nos dados coletados, faço ajustes na jornada e otimizo as ofertas para melhorar a retenção e conversão dos clientes. Essa estratégia me permite utilizar IA de forma prática para impulsionar resultados e aprimorar a experiência dos clientes