//variaveis da bolinha
let xBolinha = 300
let yBolinha = 200
let diametro = 20
let raio = diametro / 2
//velocidade da bolinha
let velocidadexBolinha = 6
let velocidadeyBolinha = 6
//variaveis da raquete
let xRaquete = 5
let yRaquete = 150
let raquetecomprimento = 10
let raquetealtura = 90
//variaveis do oponente
let xRaqueteoponente = 585
let yRaqueteoponente = 150
let velocidadeyoponente
//placar do jogo
let meusPontos = 0
let pontosDoOponente = 0
//sons do jogo
let raquetada
let ponto
let trilha
let chanceDeErrar = 0
function preload(){
trilha = loadSound("trilha.wav")
ponto = loadSound("ponto.mp3")
raquetada = loadSound("raquetada.wav")
}
function setup() {
createCanvas(600, 400);
trilha.loop()
}
function draw() {
background(0,0,128);
mostraBolinha()
movimentaBolinha()
verificacolisaoborda()
mostraraquete(xRaquete, yRaquete)
movimentaRaquete()
verificacolisaoraquete()
mostraraquete(xRaqueteoponente, yRaqueteoponente)
movimentaRaqueteoponente()
verificacolisaoraqueteoponente()
incluiplacar()
marcaponto()
calculaChanceDeErrar()
}
function mostraBolinha(){
circle(xBolinha,yBolinha,diametro)
}
function movimentaBolinha(){
xBolinha += velocidadexBolinha
yBolinha += velocidadeyBolinha
}
function verificacolisaoborda(){
if (xBolinha + raio > width ||
xBolinha - raio < 0){
velocidadexBolinha *= -1
}
if (yBolinha + raio > height ||
yBolinha - raio < 0){
velocidadeyBolinha *= -1
}
}
function mostraraquete(x,y){
rect(x, y, raquetecomprimento, raquetealtura )
}
function movimentaRaquete(){
if (keyIsDown(UP_ARROW)){
yRaquete -= 10
}
if (keyIsDown(DOWN_ARROW)){
yRaquete += 10
}
}
function verificacolisaoraquete(){
if(xBolinha - raio < xRaquete + raquetecomprimento && yBolinha - raio < yRaquete + raquetealtura && yBolinha + raio > yRaquete ){
velocidadexBolinha *= -1
raquetada.play()
}
}
function movimentaRaqueteoponente(){
velocidadeyoponente = yBolinha - yRaqueteoponente - raquetecomprimento / 2 - 21
yRaqueteoponente += velocidadeyoponente + chanceDeErrar
}
function verificacolisaoraqueteoponente(){
if( xBolinha + raio > xRaqueteoponente && yBolinha + raio < yRaqueteoponente + raquetealtura && yBolinha + raio > yRaqueteoponente) {
velocidadexBolinha *= -1;
raquetada.play()
}
}
function incluiplacar(){
stroke(255)
textAlign(CENTER)
textSize(16)
fill(color(255, 140, 0))
rect(150, 10, 40, 20)
fill(255)
text(meusPontos, 170, 26)
fill(color(255, 140, 0))
rect(450, 10, 40, 20)
fill(255)
text(pontosDoOponente,470, 26)
}
function marcaponto(){
if(xBolinha > 590){
meusPontos += 1
ponto.play()
}
if(xBolinha < 10){
pontosDoOponente += 1
ponto.play()
}
}
function calculaChanceDeErrar() {
if (pontosDoOponente >= meusPontos) {
chanceDeErrar += 1
if (chanceDeErrar > 39){
chanceDeErrar = 40
}
}
else {
chanceDeErrar -= 1
if (chanceDeErrar <= 35){
chanceDeErrar = 35
}
}
}