Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Jogador não se movimenta

Status
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class Status : MonoBehaviour
{
    public int VidaInicial = 100;
    [HideInInspector]
    public int Vida;
    public float Velocidade = 5;

    void Awake ()
    {
        Vida = VidaInicial;
    }

}

ControlaJogador
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;
using UnityEngine.SceneManagement;

public class ControlaJogador : MonoBehaviour
{
    private Vector3 direcao;
    public LayerMask MascaraChao;
    public GameObject TextoGameOver;
    public ControlaInterface scriptControlaInterface;
    public AudioClip SomDeDano;
    private MovimentoJogador atualMovimentoJogador;
    private AnimacaoPersonagem animacaoJogador;
    public Status statusJogador;


    private void Start()
    {
        Time.timeScale = 1;
        atualMovimentoJogador = GetComponent<MovimentoJogador>();
        animacaoJogador = GetComponent<AnimacaoPersonagem>();
        statusJogador.GetComponent<Status>();
    }

    // Update is called once per frame
    void Update()
    {

        float eixoX = Input.GetAxis("Horizontal");
        float eixoZ = Input.GetAxis("Vertical");

        direcao = new Vector3(eixoX, 0, eixoZ);

        animacaoJogador.Movimentar(direcao.magnitude);

        if(statusJogador.Vida <= 0)
        {
            if(Input.GetButtonDown("Fire1"))
            {
                SceneManager.LoadScene("game");
            }
        }
    }

    void FixedUpdate()
    {
        atualMovimentoJogador.Movimentar(direcao, statusJogador.Velocidade);

        atualMovimentoJogador.RotacaoJogador(MascaraChao);
    }

    public void TomarDano(int dano)
    {
        statusJogador.Vida -= dano;
        scriptControlaInterface.AtualizaSliderVidaJogador();
        ControlaAudio.instancia.PlayOneShot(SomDeDano);

        if(statusJogador.Vida <= 0)
        {
            Time.timeScale = 0;
            TextoGameOver.SetActive(true);
        }

    }

}

Após fazer as modificações para incluir Status no Jogador, ele não corre, nem rotaciona. Os erros que aparecem são: NullReferenceException: Object reference not set to an instance of an object ControlaJogador.FixedUpdate () (at Assets/Scripts/ControlaJogador.cs:48)

NullReferenceException: Object reference not set to an instance of an object ControlaJogador.Update () (at Assets/Scripts/ControlaJogador.cs:37)

Tentei usar Awake, ao invés de Start, para atribuir dar o valor a Vida, mas deu os mesmos erros. Estou usando uma versão do Unity de 2018. Nos códigos, minha variável 'atualMovimentoJogador' equivale ao 'meuMovimentoJogador', das aulas.

3 respostas
solução!

Oi, Luciara, tudo bem?

No Start do ControlaJogador parece estar faltando um igual.

Tente trocar isso:

statusJogador.GetComponent<Status>();

por isso:

statusJogador = GetComponent<Status>();

Ok, Professor. Deu certo. Obrigada.

Que bom! Qualquer coisa estamos por aqui :)

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software