8
respostas

ITIL ou ÁGIL?

É possível um time que atue atendendo incidentes diários, muitas vezes com SLA curto, numa escala 24x7, possa se adequar a um ambiente ágil?

8 respostas

ITIL

A ITIL é uma biblioteca que reúne as melhores práticas Gestão de Serviços de Tecnologia da Informação (TI).

A sigla ITIL significa Information Technology Infrastructure Library, isso é: Biblioteca de Infraestrutura de Tecnologia da Informação.

Características da ITIL

A ITIL é uma biblioteca estruturada por processos, funções e outras habilidades requeridas para entregar e suportar serviços de TI. São as melhores práticas mais reconhecidas a nível mundial para este segmento: o que as organizações fazem para obter eficiência e eficácia em seus serviços de TI

É importante notar o que significa o fato de que a ITIL é uma boa prática em gestão de TI. Quando ler ou escutar esta expressão, basta lembrar que ao contrário de normas e metodologias, boas práticas são simplesmente um bom senso adquirido no mundo empresarial, e podem (na verdade devem) ser adaptadas para cada organização para que bons resultados sejam obtidos. A regra de boas práticas é não ter regras: você pode e deve usar como referência para facilitar suas atividades, decisões, desenho de processos e funções, mas não se sentir obrigado a cumprir qualquer recomendação.

A ITIL pode ser utilizada por empresas de quaisquer segmentos de negócio que sejam suportadas por provedores de serviços de tecnologia, isso é, por qualquer empresa, já que dificilmente uma organização atual dispensaria a tecnologia da informação. A ITIL pode ser adaptada para empresas de qualquer porte.


Metodologia Ágil

A Metodologia Ágil é um conjunto de práticas para entender as demandas de um projeto, agir e realizar tudo com eficiência. É uma ponte que tenta eliminar as lacunas no processo de desenvolvimento de software e entregar o produto final com mais rapidez e agilidade, sempre com qualidade.

A Metodologia Ágil é um conjunto de práticas que visam permitir, por meio de inspeção e adaptações frequentes, entregas rápidas, com qualidade e alinhadas à necessidade do cliente e da empresa.

Em 2001 surgiu o Manifesto Ágil de Desenvolvimento de Software, documento tão importante que funcionou como uma bíblia para o desenvolvimento ágil até hoje, expondo todos os princípios e boas práticas que precisam ser aplicadas.

As metodologias ágeis defendem que, acima de tudo, devemos buscar a satisfação do cliente por meio de entregas contínuas que agregam valor, mantendo uma comunicação constante entre os membros da equipe. É uma interação dinâmica que permite trabalhar com divisões claras de etapas. Isso vem ajudando muitas equipes a enfrentarem incertezas e imprevisibilidades por meio de entregas incrementais e iterativas.

A metodologia ágil possui 4 valores básicos, que são difundidos e respeitados pelos times:

  • Software em funcionamento mais que documentação abrangente;
  • Indivíduos e interação mais que processos e ferramentas;
  • Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos;
  • Responder a mudanças mais que seguir um plano.

A conceito de metodologia ágil só se aplica no desenvolvimento de software? Depois da sua criação, o movimento ágil vem ganhando força e ocupando espaço em equipes não só de software, provando seu valor para solução de problemas complexos, ou seja, de muitas incertezas no decorrer da execução. E sabemos que áreas como Marketing, Customer Success, Suporte e várias outras enfrentam desafios complexos na sua rotina.

Grandes empresas usam a metodologia ágil para a gestão de seus projetos, como Google, Yahoo! e outras companhias que nasceram no Vale do Silício. E não só na parte de desenvolvimento, mas em todas as outras áreas.

Assim, todas as áreas usam e aplicam conceitos e práticas do manifesto ágil, tendo como apoio e inspiração o time de desenvolvimento, que conta com a metodologia para entregar e aperfeiçoar os nossos produtos, o RD Station Marketing e o RD Station CRM.

Metodologias ágeis

Conheça as 3 principais benefícios em relação aos métodos mais tradicionais:

Entrega contínua

Os métodos tradicionais de desenvolvimento de software são lentos e atrasam as entregas de produtos. Em um mundo de TI dinâmico, pequenos atrasos podem causar repercussões negativas e outros prejuízos a nível financeiro.

Estamos em um mundo com pouco tempo disponível para colocar ideias em prática, e os clientes procuram sempre uma entrega contínua. Ao introduzir a estrutura ágil em seu processo de trabalho, você pode encurtar os ciclos de vida de projetos em qualquer área, seja lançando produtos mais rapidamente ou melhorando o ROI nas campanhas de Marketing.

Transparência no processo

É natural ficar perdido ao longo do desenvolvimento de software se não houver uma estrutura bem definida. Nesse caso, a metodologia ágil resolve esse problema tornando todo o processo transparente.

Desde o momento em que um projeto começa, a metodologia divide ele em várias fases, estabelecendo uma visibilidade clara do andamento em cada estágio. Este recurso de também ajuda a tornar o processo compreensível por qualquer pessoa que precisa acompanhar o andamento.

Alta qualidade nas entregas

Todo o conceito da metodologia ágil visa entregas de alta qualidade. Ela também garante a cooperação entre as equipes responsáveis pela criação e pelos teste, permitindo corrigir bugs quase que imediatamente.

Além disso, como o progresso é monitorado em cada etapa, a qualidade final do software é constantemente avaliada, deixando pouca margem para erros ou falhas.

Principais tipos de metodologias ágeis utilizadas no mercado

O conceito de metodologia ágil é mais abrangente, e por isso ela possibilita a criação de várias outras que seguem essa mesma mentalidade ágil, mudando apenas algumas práticas para se diferenciar.

Agora vamos destacar as três principais metodologias e suas vantagens.

1. Scrum

O Scrum é, sem dúvida, o mais utilizado dos diversos frameworks da metodologia ágil. Ele é caracterizado por ciclos ou estágios de desenvolvimento de projetos, conhecidos como sprints.

Geralmente o Scrum é adotado no gerenciamento de projetos de desenvolvimento de produtos e software, mas também pode ser usado em um contexto relacionado a negócios.

Uma característica marcante deste framework é que todos os dias acontecem pequenas reuniões de 15 minutos, conhecidas apenas como daily meeting, que tem o papel de sincronizar as atividades e encontrar a melhor forma de planejar a jornada de trabalho.

Suas principais vantagens são:

  • A transparência permite que o projeto seja seguido por todos os membros de uma equipe ou mesmo de uma organização;
  • A dinâmica deste método permite aos envolvidos reorganizar as prioridades, garantindo que as sprints que ainda não foram concluídos recebam mais atenção.

2. Kanban

A palavra Kanban é de origem japonesa e seu significado está vinculado a um conceito de tempo, “just-in-time”. Na prática, o método Kanban existe a partir de um quadro ou tabela, dividido em colunas, que mostra todos os fluxos de produção de um projeto. Geralmente ele é feito de forma básica com as colunas para fazer, fazendo e feito.

À medida que as entregas evoluem, as informações contidas na tabela mudam. Quando uma nova tarefa precisa ser realizada, um novo cartão com a demanda é criada.

O método Kanban requer comunicação e transparência para que os membros da equipe possam saber exatamente em que estágio está a entrega final e possam ver o status do projeto a qualquer momento.

Suas principais vantagens são:

  • Capacidade de visualizar todas as tarefas de um projeto;
  • É possível limitar o número de tarefas em execução, ou seja, a quantidade de trabalho que realmente pode ser entregue.

3. Lean

O Lean Development é uma metodologia derivada da da Manufatura Enxuta, criada pela Toyota e aplicada no desenvolvimento de software. Este método oferece uma estrutura conceitual e segue valores, princípios e boas práticas de desenvolvimento que podem ser aplicados no modelo ágil.

Essa premissa foi adaptada ao longo do tempo para criar o que hoje é conhecido como Lean Software Development. O conceito foi dividido nos seguintes princípios:

  • Eliminar o desperdício;
  • Fortalecer o time;
  • Entregas rápidas;
  • Otimizar o todo;
  • Construir com qualidade;
  • Tomar decisões no momento certo;
  • Amplificar o conhecimento.

Suas principais vantagens são:

  • Permite que a equipe exclua atividades desnecessárias, economizando tempo e dinheiro;
  • É uma metodologia facilmente escalável e adaptável a projetos de qualquer dimensão e área.

Muito obrigado pela definição de cada um dos termos, Eduardo. Eu gostaria de saber o que há de ponto negativo em cada um desses métodos.

Metodologia ágil ou tradicional?

Antes de decidir qual método utilizar, é importante conhecer e compreender como cada uma delas funciona. A partir daí, verificar as vantagens de cada uma, de acordo com as necessidades da empresa.

As metodologias tradicionais trabalham com o conceito de produto por escopo. Isto é, um projeto só faz sentido quando ele é entregue 100% terminado e o cliente recebe o produto final em sua totalidade. Assim, as equipes se veem forçadas a seguir um plano sem possibilidade de adaptações ou desvios durante o processo de desenvolvimento.

Em contrapartida, nas metodologias ágeis as equipes realizam específicos e validam aos poucos a solução demandada. Assim, elas são mais aplicadas em projetos que são realizados em etapas, mais flexíveis. Podemos tomar como exemplo o projeto de um novo smartphone, que exige funcionalidades extras ou diferenciadas.

Portanto, tudo depende muito do contexto. Cada prática/metodologia deve ser avaliada, levando em conta a cultura da empresa, a equipe e o contexto do projeto. Cada umas das metodologias foram evoluções/revoluções de acordo com as novas necessidades das organizações.

Histórico

  1. Anos 90: apareceram algumas metodologias ágeis, tais como XP , 5 valores, 14 princípios e TDD, Scrum, Crystal e Lean (manufatura).
  2. A partir do ano 2000: existe ampla divulgação do Scrum e algumas experiências são relatadas.
  3. Em 2001: divulgação do Agile Manifesto e a criação da Agile Alliance

Metodologias tradicionais

Vantagens

  • Maior percepção por parte do cliente referente ao valor total do projeto;
  • Entrega do produto em sua totalidade;
  • Maior enfoque na etapa de planejamento, com o objetivo de eliminar os riscos;
  • Realização de projetos de forma mais rápida.

Desvantagens

  • Planejamento rígido, com pouca flexibilidade de trabalho;
  • Não é interessante para clientes que querem sempre inovar e adicionar melhorias no seu produto.
  • Todo o processo é centralizado no gerente de projetos.

Metodologias ágeis

Vantagens

  • Maior liberdade no planejamento do projeto e em cada etapa de trabalho;
  • Fluxo de trabalho cíclico, que permite melhorias constantes;
  • Discussão e flexibilização de projetos em conjunto;
  • Equipe trabalha mais unida e a divisão do trabalho é realizada de acordo com as habilidades de cada membro do time;
  • Existe uma participação mais ativa do cliente em todas as etapas do projeto, através de feedbacks.

Desvantagens

  • O produto é entregue por partes, o que pode não ser vantajoso para o cliente que precisa de um projeto 100% pronto;
  • Planejamento extenso, que exige várias análises em cada etapa do projeto;
  • Pode ter um custo mais imprevisível do que um projeto realizado com metodologias tradicionais.

Qual método devo adotar na minha empresa?

Se você tem um cliente que quer o projeto entregue 100% completo, não faz sentido utilizar metodologias ágeis. Isso comprometeria totalmente o cronograma e, consequentemente o escopo, além do aumento de custos e seguir os princípios do manifesto ágil. Por isso, seria melhor trabalhar com a metodologia tradicional neste caso.

Exemplo de uso da metodologia tradicional

Observa-se a aplicação das metodologias tradicionais em projetos ou licitações do governo, por exemplo. Nesses casos, é preciso apresentar um escopo totalmente detalhado, e se atentar aos principios manifesto agil de acordo com o que o edital pede. Consequentemente, as chances de mudanças no projeto são mínimas. Então, se você busca mais rigidez do que aperfeiçoamentos, os métodos tradicionais podem ser mais aplicáveis sem maiores problemas ou custos extras.

Exemplo de uso das metodologias ágeis

Se você começar um projeto novo e com inovações para uma marca de celulares, por exemplo, já fica bem mais interessante apostar nos métodos ágeis. Nesse caso, não há a necessidade de se fazer um produto totalmente completo logo de primeira. Pode-se lançar uma versão inicial do smartphone tendo algumas funcionalidades diferenciadas. Assim, o objetivo seria de atrair clientes e testar como será a aceitação do novo aparelho no mercado.

No caso do smartphone, se a empresa investir em metodologias tradicionais e fazer um produto 100% completo, isso pode acarretar até mesmo prejuízos para o cliente. Por exemplo, o produto pode acabar se tornando caro demais, ter baixa aceitação e terminar por encalhar nas lojas. Isso não é interessante, nenhum cliente quer perder dinheiro.

Ademais, outro aspecto que interfere na decisão entre as metodologias ágeis ou metodologias tradicionais é a cultura da organização. Em muitos casos onde os métodos ágeis teriam aplicabilidade, os gestores preferem trabalhar com a metodologia tradicional. Isto porque eles já estão acostumados com essa forma de trabalho e com os princípios do manifesto ágil, com a percepção do valor total, do produto final e uma entrega mais rápida.

Maxwell, boa tarde.

Caso tenho de ajudado com as suas dúvidas, por favor finalizar o tópico como solucionado.

Um abraço

Eduardo

Maxwell, Boa noite.

Por favor finalizar o tópico como solucionado caso tenha te ajudado.

Um abraço. Bons estudos.

Eduardo

Maxwell, Bom dia

Por favor finalizar o tópico como solucionado caso tenha te ajudado.

Um abraço. Bons estudos.

Eduardo

Maxwell, boa noite.

Caso ainda tenha alguma dúvida registrar aqui.

Por favor finalizar o tópico como solucionado caso tenha te ajudado.

Um abraço. Bons estudos.

Eduardo