Na aula de DHCP não foi definido ip para o switch, mas mesmo assim funcionou a comunicação entre os pc's. Não seria necessário definir o ip do switch?
Na aula de DHCP não foi definido ip para o switch, mas mesmo assim funcionou a comunicação entre os pc's. Não seria necessário definir o ip do switch?
Olá Jefferson.
Switches não precisam de endereços IP, eles apenas passam os pacotes adiante. Quem faz a comunicação entre duas redes distintas é o roteador apenas, e nele sim é necessário colocar um endereço IP para cada interface/sub-interface.
Quando os switches recebem um pacote que deve ser entregue a uma VLAN diferente do computador que o enviou, o switch encaminha esse pacote ao roteador, e o roteador então aponta o caminho correto para chegar àquela VLAN.
Olá Jefferson.
Os switches fazem o encaminhamento de frames utilizando o MAC Address. Um switch possui uma tabela MAC (também chamada de CAM table) em que ele mapeia cada MAC e cada porta conectada a ele. Dessa forma, quando um frame (ou quadro) chega no switch, ele "abre" apenas o cabeçalho de camada 2 e verifica o MAC de origem e o MAC de destino. Com o MAC de origem ele preenche a tabela MAC dele (ou atualiza essa tabela), e com o MAC de destino ele encaminha o quadro para a porta correta.
O switch só precisa de IP em duas situações: 1) Para gerenciamento. Você configura um IP nele para que você acesse ele de qualquer lugar e o administre remotamente. 2) Para roteamento, porém tem que ser um switch de camada 3. Nesse caso, como o switch age como um roteador, você pode inserir IPs em suas interfaces para elas "abrirem" pacotes de redes e verificarem os endereços IPs, além de utilizar o protocolo de roteamento.
Com relação ao segundo caso que mencionei, vale reforçar que o switch precisa ser de camada 3 e a porta também precisa ser configurada como uma porta de camada 3 (que na interface é utilizado o comando "no switchport".
Espero ter ajudado com a dúvida.