Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Introdução a orientação a objetos

Olá!

Já fiz o curso de PHP + MySQL I e II e achei ótimo o andamento do curso, que começa com conceitos básicos e vai avançando na programação. Mas agora que agora comecei o PHP I com orientação a objetos, fiquei um pouco perdido nas três primeiras aulas, pois não entendo exatamente o porquê estou fazendo as mudanças no código.

Acredito que até o final do curso eu vá tirando algumas dúvidas, mas o que eu gostaria mesmo é de um curso que ensinasse orientação a objetos do zero, pois nunca entendi direito como utilizar esse negócio e queria aprender de uma vez isso. Procurei na lista de cursos, mas não encontrei nenhum com essas característica.

Abraços, Júnior Gonçalves

3 respostas

o PHP não é uma linguagem que foi criada para ser orientada a objetos (só começou a suportar orientação a objetos na versão 3, sendo aprimorada na versão 4, na versão 5.3e o suporte a orientação a objetos está excelente), os programadores PHP utilizavam ou a programação estruturada ou orientação a funções (nomenclatura usada por estudantes para definir um método de desenvolvimento). Este método basicamente organiza as funções mais utilizadas em arquivos específicos, como por exemplo, um arquivo chamado funções de banco e neste arquivo são colocadas as funções de insert, update e delete, depois bastava incluir o arquivo no local onde deseja utilizar as funções. Para isso utiliza-se os métodos include, include_once, require ou require_once do PHP e chamar as funções.

O include tenta incluir o arquivo, caso não ache, retorna um Warning (warning é apenas um alerta do PHP, a aplicação não é interrompida quando acontece). O require por sua vez retorna um Fatal Error (o fatal error interrompe a aplicação e não executa o resto dos comandos), o include_once e require_once tentam incluir o arquivo, porém se o arquivo já foi incluso ele retorna false e não o inclui novamente. Continue o curso que provavelmente você entenderá mais...Não existe um curso de orientação a objetos. Cada linguagem possui sua forma e nomenclaturas de orientação a objetos.

solução!

Orientação à objetos é um paradigma de programação. É um conceito, uma maneira de se resolver problemas em programação.

Diferente da programação procedural/estrutural a orientação à objetos segue uma ideia de troca de mensagens entre objetos para se chegar a determinado objetivo...

Eu acho que esse curso aqui é o que você procura: https://www.youtube.com/playlist?list=PLHz_AreHm4dmGuLII3tsvryMMD7VgcT7x

Obrigado Fernando.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software